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Os benefícios dos exercícios aquáticos

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Chega de comodismo, uma das palavras mais importantes do mundo contemporâneo é exercício! Como todo mundo já está cansado de saber, levar uma vida sedentária aumenta os riscos de doenças e reduz tanto a qualidade, quanto o nosso tempo de vida. Então nada de ficar parado! E para quem está decido a mandar o sedentarismo embora e correr em busca de uma disposição invejável a dica é: praticar natação. Essa atividade física melhora a saúde corporal inclusive a da mente.

A prática da natação trabalha todos os grupamentos musculares e, além disso, é um dos desportos mais completos e mais acessíveis, pois pode ser praticado por qualquer faixa etária, desde que não haja desaconselhamento médico.

Outro benefício desse esporte é que como ele é realizado dentro da água, há uma menor probabilidade de acontecerem lesões, visto que esse meio líquido absorve o impacto, e não é só isso, a prática é indicada até para quem deseja se recuperar de algum tipo de contusão.

A natação proporciona relaxamento e ajuda na redução da gordura corporal. A prática do exercício diminui os riscos de incidência de doenças cardiovasculares, visto que o órgão vai se tornando mais forte com as braçadas e ainda a gordura que pode estar em seu entorno vai sendo eliminada, assim o nadador obtém uma significativa melhora na circulação sanguínea.

E os benefícios não param por aí, as articulações também são melhoradas, pois com a prática do esporte todas elas são exercitadas, o que aumenta a sua agilidade e lubrificação – excelente para quem sofre com artroses.

Com o fortalecimento dos músculos da parede torácica, os pulmões ficam mais elásticos e se tornar capazes de absorver mais oxigênio, por isso o processo respiratório é melhorado.

Se você está começando a se animar fique atento para a próxima notícia: a natação melhora a auto-estima e o oxigenamento cerebral.

É isso mesmo, quem pratica esse esporte sente-se mais seguro e ainda obtém uma melhora na coordenação motora e activa a sua memória. Por exigir uma concentração do nadador quanto à respiração e movimentos, o exercício ainda combate o stress.

Para quem deseja obter um melhor condicionamento físico e afinar a silhueta, a prática é uma das mais indicadas, pois além de trabalhar todos os grupamentos musculares, ela ajuda a queimar muitas calorias (chegando até 600 por hora).

Se pretende nadar regularmente deve ficar atento a alguns cuidados necessários para a prática do exercício.

Tendo em vista que a natação exige bastante energia do nadador é importante que você esteja sempre bem hidratado e alimente-se com uma dieta balanceada, essa deve suprir todas as necessidades de nutrientes de seu metabolismo.

Depois de conhecer todos os benefícios que a natação nos proporciona o próximo passo é cair na água!

Carolina Araujo Ferraz
Redação Portais da Moda.

Fonte: PORTAISDAMODA.com.br

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