Home / Esportes / Os benefícios de cuidados da atividade física no inverno – Por Fernanda Colella

Os benefícios de cuidados da atividade física no inverno – Por Fernanda Colella

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

 

Nesta época de frio, nosso corpo queima calorias com mais facilidade para se manter aquecido. Desta forma, quem pretende eliminar peso, pode ter o inverno como aliado, pois o mesmo pode potencializar os exercícios e aumentar seus efeitos.

Mas, algumas pessoas deixam de praticar atividade física pra ficar debaixo do edredom quentinho tomando um chocolate quente e com isso o aumento de peso pode aparecer.




Então se você faz parte desse grupo que deixa de praticar suas atividades rotineiras por causa do frio, leia os tópicos a seguir:

  • Ao deixar de “malhar” por dez dias, começa a haver perda de massa muscular. O problema é causado pela interrupção da produção de enzimas responsáveis pela manutenção ou aumento dos músculos, processo relacionado à musculação.

•             Após 15 dias, a capacidade aeróbica diminui. Isso significa menos disposição para trabalhar ou estudar.

•             A prática de exercícios regulariza funções fisiológicas, como sono e apetite, além de tornar o coração menos vulnerável a doenças. A interrupção brusca fragiliza o organismo.

•             Se a produção de endorfinas – responsáveis pela sensação de bem-estar e liberadas durante os exercícios aeróbicos – for insuficiente, você poderá se irritar mais facilmente e também ter dificuldades para dormir bem.

•             A falta de treino de musculação, prática de esportes, caminhada, corrida e alongamento deixa o corpo mais tenso, dificultando as tarefas mais fáceis do nosso dia-a-dia, como colocar a meia, calçar o tênis, pegar algo no chão ou subir escadarias.


Se estes tópicos supracitados te conscientizaram a não deixar de praticar suas atividades físicas, saiba que alguns cuidados são necessários antes de fazer exercícios em temperaturas mais baixas:

  • Mesmo com o clima frio, o ideal é usar roupas leves como calça e casaco de moletom. Abafar o corpo com muita roupa deixa a pessoa sujeita aos mesmos problemas que teria no calor;
  • Blusas impermeáveis são proibidas, inclusive cobrir o corpo com filme plástico com a intenção de queimar mais gordura. Você pode desidratar com essa atitude;
  • O corpo em repouso leva mais tempo para atingir a temperatura ideal para a atividade física, por isso é importantíssimo aquecer e alongar;
  • Hidratação antes, durante e depois é essencial, pois como no verão seu corpo também perde líquido através da transpiração.

E só pra não deixar de citar, os benefícios da atividade física durante o período mais frio do ano não são diferentes dos benefícios da prática durante as outras estações do ano.

Por isso, a seguir vão algumas dicas para a prática do exercício mesmo com o frio:

  • Se você pratica atividades físicas ao ar livre, uma boa opção é trocar esse espaço pelas academias e clubes que possuem climatização;
  • Por ser uma época em que os abusos com chocolates e comidas calóricas acontecem, é mais um motivo para deixar a preguiça de lado;
  • Escolha o horário de sol mais quente, não necessariamente ao meio dia, mas um horário em que o calor dos raios estimule seus músculos ao exercício físico;
  • Ouça músicas animadas e de um repertório conhecido, que estimule você a dançar;
  • Faça um grupo de amigos com o mesmo objetivo ou chame aquela amiga que sempre a convida e você inventa desculpas.

 

Escrito por Fernanda Colella – Fisioterapeuta
Crefito – 41247-LTF

About Equipe Treinos Academia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top