Home / Esportes / Alongamento diário – Por Fernanda Colella

Alongamento diário – Por Fernanda Colella

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...


Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, com a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação, promovendo o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento.

O alongamento quando realizado como um movimento consciente, desperta no corpo a relação entre suas partes e o todo. Mas sem treino, esforço e concentração a prática pode ser mais complicada. O alongamento ajuda a pessoa a grosso modo a conhecer seu corpo, levando a consciência corporal e assim eliminando o risco de lesão ou de um dano futuro.

Os alongamentos são fáceis, mas quando realizados de forma incorreta podem, na realidade, fazer mais mal do que bem.

Algumas Dicas para Alongamentos


  1. Se for inseguro para realizá-los sozinho procure um professor de educação física nível superior ou uma boa academia para obter auxilio;
  2. Escolha posições seguras para realizá-los mantendo um bom alinhamento corporal;
  3. Alongue-se até sentir uma sensação de tensão. Se por acaso sentir dor intensa, a posição deve ser relaxada para evitar micro lesões na musculatura. Toda pessoa deve respeitar seus limites e aumentar lenta e gradualmente a intensidade dos exercícios;
  4. Mantenha o alongamento de 10-60 segundos por articulação;
  5. Faça um pré-aquecimento (pode ser uma pequena caminhada ou uma pedalada de 5 a10 minutos antes de realizar o alongamento);
  6. Mantenha uma regularidade de 3 a 5 vezes por semana a fim de obter bons resultados no ganho de flexibilidade.

Alguns alongamentos básicos:


Realizar alongamentos antes e depois de se exercitar mantém a flexibilidade e ajuda na prevenção de lesões comuns, além de descansar pois a musculatura do corpo já está bem aquecida.

A dor muscular mais comum é a dor na região das costas, então a seguir, dicas e técnicas simples para o alívio dessa dor que tanto incomoda as pessoas:

1 – Deite sobre uma cama ou colchonete, abrace os dois joelhos, levando-os em direção ao corpo, alongando a região lombar.

2 – Ainda deitado, utilize uma toalha para elevar a perna estendida, puxando-a em direção ao corpo. Repita usando a outra perna.

3 – Sentada, estique as pernas e tente tocar as pontas dos pés, sentindo alongar toda a região posterior do tronco e pernas.

4 – Sentada em uma cadeira, segure a cabeça no lado oposto do braço, inclinando-a em direção aos ombros. Repita no outro lado.

5 – Estique os braços, colocando a palma da mão para a frente e pressionando-a em direção ao corpo. Repita invertendo o lado.

6 – Leve o braço ao lado oposto segurando com a outra mão na região do cotovelo e pressionando-o em direção ao corpo.

 

Escrito por Fernanda Colella – Fisioterapeuta
Crefito – 41247-LTF

 

Revisado por Janaína Lacerda – Jornalista

About Equipe Treinos Academia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top