Home / Suplementação / Tudo sobre termogênicos

Tudo sobre termogênicos

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 2,00 out of 5)
Loading...

O que são termogênicos?

 

Pode ser que o termo termogênico seja ainda desconhecido para você leitor. Entretanto, você provavelmente, já deve ter se deparado com esse tipo de produto em uma prateleira de farmácia ou então tê-los visto sendo vendidos por algum programa de televisão.

Termogênicos

Termogênicos

O que são suplementos Alimentares?

Antes de tratar dos termogênicos em si, vamos explicar um pouquinho sobre suplementos alimentares. Há diversos tipos de suplementos alimentares. Nós vamos falar aqui sobre os específicos para atletas e praticantes de atividades físicas. Os termogênicos são uma das várias categorias de suplemento, por exemplo, podemos citar os suplementos hiperprotéicos, os hipercalóricos, os repositores hidroeletrolíticos, os ergogênicos, e há ainda outros, como os termogênicos, os aminoácidos. O interessante é saber que suplementos alimentares não são medicamentos, muito menos as chamadas “bombas” que se houve por aí. Esses produtos são simplesmente extratos de alimentos, sejam de origem vegetal (como a soja e o trigo) ou de origem animal (leite, carne bovina ou ovo). Imagine, por exemplo, que um atleta precisa consumir toda a proteína que o leite oferece, porém não pode consumir toda a gordura que vem junto. O que os laboratórios fazem? Conseguem extrair do leite, através de processos de filtragem, somente essas proteínas, retirando toda a gordura e outros componentes que não interessam.

Portanto, suplementos alimentares não são medicamentos. Não são compostos químicos, sintetizados em laboratórios, são extratos de alimentos manipulados para fornecer os nutrientes que forem importantes para os atletas.

Os termogênicos

Os produtos termogênicos são compostos por diversos componentes que tem a capacidade de causar o chamado efeito térmico no organismo. Esse efeito térmico é responsável por potencializar a queima de calorias. Alguns componentes geralmente presentes nesses produtos são o chá verde, cafeína anidra, taurina, inositol, quitosana, glucoronolactona, extrato de laranja amarga – citrus arantium, além de vitaminas do complexo B, proteínas e minerais como o cromo e magnésio. Alguns possuem até pimenta em sua composição.

O consumo de produtos termogênicos deve sempre estar associado a atividades físicas, de preferência as aeróbicas, como caminhadas, corridas, natação ou mesmo uma boa e constante pedalada de bicicleta. O exercício físico exige maior consumo de energia do corpo, e, aliado com o produto termogênico a queima de calorias é maior.

A partir do consumo desse tipo de produto podem-se obter resultados muito interessantes na questão de perda de peso. Obviamente, somente consumir esses produtos e aliar com a prática regular de atividades físicas não é o suficiente para alcançar o resultado desejado. É sempre importante fazer uma reeducação alimentar, isto é, disciplinar o quanto você ingere de calorias e a partir de quais alimentos essas calorias são ingeridas. De nada adianta, tomar o produto, malhar muito e após o exercício comer excessivamente. É preciso saber se alimentar e também controlar o que muitas vezes, nada mais é do que gula, e não fome.

Uma advertência fica para aqueles que desejam utilizar esses produtos é que os seus compostos geralmente causam uma elevação da pressão arterial, portanto, aqueles que sofrem de hipertensão e problemas cardíacos não devem consumir, ou então, devem procurar médico e/ou nutricionista antes do uso. Além dos hipertensos e cardíacos, a advertência vale para os que sofrem com diabetes. Esses produtos podem conter quantidades significativas de açúcares em sua forma líquido.

Agora, duas dicas para você que deseja comprar um suplemento termogênico:

1. Suplementos termogênicos importados são normalmente mais caros, mas nem sempre são melhores do que os de fabricação nacional. Não podemos desmerecer as indústrias brasileiras de suplementos alimentares, pois muitas exportam seus produtos para diversos países do mundo. Só porque o produto é importado ou apresenta um rótulo mais atraente não significa que é melhor que o nacional. Já o preço mais elevado é justificado devido às absurdas taxas de importação que nosso governo impõe.

2. Verifique se o suplemento que está comprando é seguro. Observe se o produto ao menos apresenta o registro do Ministério da Saúde. Para isso, basta procurar em algum lugar do rótulo, em letras pequenas (e quase microscópicas) o dizer: m.s. seguido do número de registro. Para alimentos, normalmente, o primeiro dígito é 6 ou então 4. Caso veja escrito produto isento de registro conforme resolução tal, fique esperto, pois esses produtos são obrigatórios de registro. E cuidado com os importados, pois muitos deles, não são permitidos no Brasil.

Sem dúvidas os termogênicos são, atualmente, os produtos mais utilizados para a perda de peso. Primeiro porque auxiliam de maneira bastante eficaz quando associado a atividades físicas regulares; e segundo porque a maioria apresenta um efeito estimulante o que garante uma energia extra para os seus treinos.

Fonte: ALIMENTACAO-SAUDAVEL.com

About Equipe Treinos Academia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top