Home / Variados / Erros que você NÃO pode cometer na academia – Por Fernanda Colella

Erros que você NÃO pode cometer na academia – Por Fernanda Colella

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Não é novidade pra ninguém que é difícil ter uma vida realmente saudável sem praticar exercícios.

 

Por isso, o artigo de hoje será sobre os erros mais comuns que devem ser evitados na academia, para que seu exercício seja cada vez mais eficaz e você fique cada dia mais satisfeito.

  1. Não tente realizar dois objetivos ao mesmo tempo: Treinar com dois objetivos ao mesmo tempo é pedir para ter resultados medíocresem ambos. A idéia de se ganhar massa muscular e perder gordura ao mesmo tempo é muito atraente, porém para se conseguir ambos é necessário muita dedicação e tempo, pois os resultados são lentos. Por isso, é melhor focar o seu treino em apenas um objetivo, para que os resultados sejam mais expressivos em um período de tempo menor que o esperado.


  1. Não negligencie a parte inferior do corpo: A maioria das pessoas (homens) não gostam de treinar pernas, porém não sabem que treinar pernas pode trazer ganhos de massa para o corpo todo. Exercícios compostos como o agachamento, exigem o recrutamento de muitos músculos ao mesmo tempo, fazendo com que o corpo libere uma descarga de hormônios anabólicos para suprir a demanda exigida, ou seja, treinar perna além de deixar o corpo proporcional, pode maximizar os ganhos de massa no corpo inteiro.
  2. Não treine machucado ou doente: Treinar machucado ou doente simplesmente não vale o custo x benefício. Treinar nestas condições pode piorar o quadro de uma doença ou de uma lesão e pode afastá-lo do treino por ainda mais tempo. É melhor descansar e voltar com tudo, do que acabar ficando ainda mais tempo afastado dos treinos e perder massa muscular.
  3. Tente não ver a atividade como obrigação: Curtir o momento do exercício é fundamental para ter motivação e vontade de ir cada vez mais longe. Quem já chega desanimado à academia pode ter dificuldade pra manter a disciplina nos treinos. Se esse é o seu caso, talvez seja hora de procurar uma atividade que combina mais com você.
  4. Procure não se distrair enquanto malha: Conversar é ótimo, mas não numa academia ou na hora da aula. Quem perde muito tempo conversando pode chegar ao final do tempo que reservou para a academia sem ter feito quase nada. Isso faz com que a atividade não traga resultados e pode trazer frustração. O melhor é se concentrar no que tem que fazer e deixar o bate-papo para o fim da programação.
  5. Respeite a sua condição física: Um dos maiores erros de quem está começando uma atividade física é querer resultados rápidos e se esforçar além do que pode para atingi-los. Especialistas apontam que o resultado nunca é instantâneo e, por isso, mais importante do que passar 4 horas na academia é conseguir manter o treino.
  6. Fazer atividade aeróbica apenas como aquecimento é um erro: Muitas pessoas acham que pouco tempo de atividade aeróbica já faz efeito e acabam fazendo apenas dez minutinhos do exercício, como se ele fosse um aquecimento. Mas o ideal é fazer no mínimo 30 minutos de corrida, bicicleta, ou outra atividade aeróbica, intensificando o ritmo do treino com o passar do tempo.
  7. Isotônicos não substituem a água: Os isotônicos repõem os eletrólitos (sódio, potássio) e devem ser consumidos por atletas que têm grandes perdas de água, principalmente quando a atividade envolve corridas ao ar livre e no calor. Para o restante das pessoas, o ideal é beber só água antes, durante e depois da atividade física para melhorar a hidratação e o desempenho.
  8. Mudar muito de objetivo traz prejuízo: Se você traçou uma meta viável, tente não mudar de ideia só porque ficou sabendo de uma técnica maravilhosa e quer testá-la. Manter o foco e a disciplina é fundamental para chegar aonde você quer. É claro que, se for o caso, é possível melhorar o objetivo e fazer ajustes. Com o tempo, você vai entender o que funciona e o que não funciona pra você.
  9. Não malhe até cansar: Esta é uma mania daquelas pessoas que acham que quantidade e qualidade são a mesma coisa. Infelizmente, quando se trata de exercícios físicos, o melhor é sempre moderar. É mais fácil conseguir resultados eficientes de maneira lenta do que rapidamente.
  10. Não engane seu relógio biológico: Mais importante do que malhar todos os dias é você malhar todos os dias no mesmo horário. A sua queima calórica será maior e o ganho de músculo também.
  11. Procure orientação de um profissional: A presença de um profissional pode não só evitar lesões, mas, principalmente, evitar que você caia em armadilhas e realize esforços além da medida ou desnecessariamente. Treinar sem a informação adequada pode causar problemas graves de saúde e, em casos extremos, até impedir você de continuar treinando.

Agora que você já tem algumas dicas, não erre e bom treino 😉

 

Escrito por Fernanda Colella – Fisioterapeuta
Crefito – 41247-LTF

About Equipe Treinos Academia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top