Home / Variados / O uso correto do Cinturão Abdominal

O uso correto do Cinturão Abdominal

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Segundo Guedes Jr. (2007), o cinturão abdominal auxilia os músculos abdominais na manutenção da postura, aliviando a tensão na coluna lombar e cintura pélvica (síngulo do membro inferior) durante os exercícios.


Quando da realização de exercícios com cargas elevadas, se faz necessário um aumento na pressão intra-abdominal. Esse aumento ajuda o indivíduo a manter as curvaturas anatômicas da coluna, o que auxilia na dissipação das forças que atuam sobre o segmento, evitando lesões. A contração dos músculos abdominais contribui para a elevação da pressão intra-abdominal, no entanto, em algumas situações de treinamento (levantamento de altas cargas), um suporte externo se faz necessário para auxiliar a musculatura abdominal no suporte à coluna. É aí que entra o cinturão abdominal.


Vale ressaltar, porém, que a pressão intra-abdominal elevada dificulta o retorno venoso, acarretando um aumento na pressão arterial.

Devido a isso, o cinturão abdominal deve ser utilizado somente nos exercícios com carga elevadas, principalmente naqueles onde há grande solicitação dos músculos abdominais para a manutenção da postura adequada da coluna vertebral (ex, agachamentos, desenvolvimentos, levantamentos terra, etc). Já com cargas menores, deve-se estimular a contração dos músculos abdominais, evitando a utilização do cinto (Fleck e Simão, 2008; Guedes Jr., 2007).


Ainda assim, mesmo durante a realização dos exercícios com cargas pesadas, o cinturão deve ser afrouxado nos intervalos de descanso entre uma série e outra. Essa atitude contribui para a amenização da pressão arterial, além de estimular a contração da musculatura abdominal que tende a ter seu tônus diminuído em decorrência do uso excessivo do cinto.

Um detalhe interessante e pouco observado pelas pessoas que fazem uso do cinturão é que o mesmo tem o objetivo de auxiliar os músculos abdominais, portanto, a parte mais larga do cinturão deve ser colocada à frente do abdômen e não na região posterior, como comumente se observa nas academias.


É importante frisar que os indivíduos que apresentam problemas cardiovasculares devem evitar a utilização desse acessório, devido ao aumento da pressão arterial, o que acarretaria aumento do risco de evento cardíaco (Fleck e Simão, 2008).

Essas informações contribuem de certa forma para que o seu treinamento seja mais eficiente e sem riscos, proporcionando a utilização desse acessório de maneira mais segura. No entanto, nada substitui as orientações profissionais. Portanto, para maiores esclarecimentos, consulte um professor de educação física.

Fonte: CAUETEIXEIRA.com.br

About Equipe Treinos Academia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top