Home / Saúde / Lesões nos exercícios de musculação

Lesões nos exercícios de musculação

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Antes de começar o artigo, não custa perguntar, você já curtiu nossa fan page no Facebook? Não?
Então dê um “joinha” para nós aí do lado direito para nos ajudar a sempre trazer os melhores artigos para vocês! Pode ser?

 

Os exercícios de musculação são uma ótima maneira de melhorar a forma física, ajudar a aliviar o estresse e melhorar a auto-imagem.

Exercícios de musculação:
* O fazem mais forte.
* Queimam calorias.
* Reduzem estresse.
* Teve lesões?


Quando realizados com a técnica apropriada, exercícios de musculação são importantes para o condicionamento físico sem lesões. Infelizmente, muitas pessoas que fazem musculação regularmente não utilizam as técnicas apropriadas nos exercícios, são esqueleticamente imaturos, ou usam esteróides anabolizantes. Tudo isso envolve alto risco de lesão. As lesões relacionadas aos exercícios de musculação não apenas machucam o corpo, mas também reduzem a motivação para continuar devido à dor experimentada.

Lesões agudas nos exercícios de musculação


As lesões nos exercícios de musculação podem ser divididas em duas categorias básicas. A primeira categoria, lesões agudas, são classificadas como aquelas que ocorrem por macrotrauma (ou incidente súbito). As lesões agudas nos exercícios de musculação geralmente incluem:
* Torções envolvendo os ligamentos, cápsula articular, e membrana sinovial.
* Estiramentos.
* Ruptura de tendões.
* Síndrome compartimental, elevação na pressão dentro do compartimento muscular causando fraqueza.

Técnicas ruins nos exercícios de musculação causam estresse nos tecidos moles, desta forma forçando o corpo a se ajustar. Muitas vezes esses ajustes colocam o corpo em uma posição susceptível a lesões. Para tornar as coisa piores, usar muito peso em posições mecanicamente desfavoráveis pode lesionar os tendões, ligamentos e músculos.

Vários casos de lesões com exercícios de musculação de muito peso estão relacionados ao uso de esteróides anabolizantes. Os esteróides anabolizantes visam aumentar a força e promover o ganho de massa muscular, porém eles causam alterações fisiológicas nos tecidos moles que os tornam mais susceptíveis a lesões quando colocados sob carga.

 

A imaturidade esquelética de crianças as coloca em risco de lesionar suas placas de crescimento. Por isso, a Academia Americana de Pediatras tem estabelecido regras para crianças que treinam com pesos.

 

Lesões crônicas nos exercícios de musculação

A segunda categoria de lesões, classificada como crônica, é decorrente de microtraumas ou estresse repetitivo. As causas mais comuns de lesão crônica são o treinamento excessivo e, mais uma vez, a técnica inadequada. Lesões crônicas comumente associadas aos exercícios de musculação incluem:
* Lesões do manguito rotador, na região do ombro.
* Síndrome do desfiladeiro torácico (SDT), compressão da artéria subclávia e plexo braquial no pescoço e ombro.

Exercícios específicos que potencialmente podem lesionar o manguito rotador incluem remada alta, military press e máquinas para peitoral. Lesões no manguito rotador são mais comuns em pessoas acima de 40 anos, porém podem ocorrer em qualquer um apresentando dor no ombro.

Dor na região lombar pode ocorrer como resultado de utilização de muito peso, técnica inapropriada, ou fraqueza nos músculos adjacentes.

Sintomas da síndrome do desfiladeiro torácico incluem dor, sensação de frio, fraqueza muscular, atrofia muscular, e parestesia. Para evitar as lesões na musculação, é importante ter boa orientação de profissional de educação física qualificado, a fim de realizar os exercícios certos, na carga adequada e técnica apropriada.

 

Fonte: COPACABANARUNNERS.net


About Equipe Treinos Academia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top