Home / Saúde / Ginástica laboral – Mantenha-se ativo também no ambiente de trabalho – Por Érika Barroso

Ginástica laboral – Mantenha-se ativo também no ambiente de trabalho – Por Érika Barroso

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

A Ginástica Laboral (GL) é o exercício físico de curta duração realizado no ambiente de trabalho, com o objetivo de diminuir as compensações osteomusculares causadas por movimentos repetitivos e posturas inadequadas, melhorar a produtividade e qualidade de vida do trabalhador.

Outros fatores contribuem para o surgimento e/ou agravamento dos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), destacando-se a obesidade, o estresse, o tabagismo, o etilismo (álcool), o sedentarismo e a má nutrição.

 

 

Os sintomas mais comuns do DORT são dor, parestesia (sensação de formigamento), sensação de peso, fadiga, edema (inchaço) de extremidades, perda de força, extremidades frias, hipersensibilidade (aumento da sensibilidade) e auto-massageamento geralmente nos membros superiores.

 

A Ginástica Laboral surge como um instrumento para prevenção e promoção na melhora da qualidade de vida do trabalhador, e pode ser preparatória, compensatória e de relaxamento, quando realizada antes, durante ou após a jornada de trabalho respectivamente. Orientada por educadores físicos e/ou fisioterapeutas, as intervenções podem ser através de palestras educativas, panfletos, exercícios de alongamento, de fortalecimento, de relaxamento muscular e de correção postural. Os exercícios podem ser executados individualmente, em dupla ou em grupo.

 

 

Há estudos que comprovam que a prática de Ginástica Laboral apresenta modificações benéficas no comportamento relacionado à saúde do trabalhador, inclusive fora do ambiente de trabalho, resultando na melhora do nível de atividade física, na diminuição do consumo abusivo de álcool e na diminuição da percepção negativa do estresse.

 

 

Ainda hoje, algumas empresas não aderiram a um programa de GL para seus trabalhadores. Se sua empresa apresentar o programa de GL, participe! Experimente dar uma pausa e cuidar de si e de seus funcionários, os resultados serão satisfatórios!

 

 

 

Érika Barroso- Fisioterapeuta, especializando em Traumato-ortopedia e instrutora de Pilates na Academia Leven.

CREFITO 47213/SP

 

 

Referências bibliográficas

Figueiredo, F.; Mont’alvão, C. Ginástica Laboral e Ergonomia. 1. ed. São Paulo: Sprint, 2005.

Santos, A.F.; Oda, J. Y.; Nunes, A.P.M.;  Gonçalves, L.; Garnés, F.L.S. Benefícios da ginástica laboral na prevenção dos Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho. Arq. Ciênc. Saúde Unipar, Umuarama, v.11, n.2, p. 107-113, maio/ago. 2007.

 

Grande et al. Comportamentos relacionados à saúde e ginástica laboral. Rev Bras Cineantropom Desempenho Hum 2011, 13(2):131-137.

About Equipe Treinos Academia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top