Home / Suplementação / Cafeína – O seu suplemento para o aumento da resistência física

Cafeína – O seu suplemento para o aumento da resistência física

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Os efeitos fisiológicos da cafeína no que toca ao desempenho físico são bem conhecidos. Muitos indivíduos consomem suplementos de cafeína para melhorarem o seu rendimento nos treinos ou competições. No entanto, existe muita confusão e dúvidas sobre as áreas beneficiadas com suplementos de cafeína.

Foi com o intuito de dissipar essas dúvidas que a Sociedade Internacional de Nutrição Desportiva tornou pública a sua posição relativamente à cafeína e ao desempenho físico, com base na investigação científica existente [*1].
Eles sumarizaram-na em 7 pontos:

1) A cafeína é mais eficaz a aumentar o rendimento dos atletas se consumida em doses baixas ou moderadas (cerca de 3,6 mg/kg). Além disso, um consumo para além desta medida não traz benefícios adicionais;

2) A cafeína exerce um grande efeito ergogénico (aumento de performance) quando consumida num estado anidro, isto é, quando a sua composição tem pouca ou nenhuma quantidade de água. O que isto quer dizer é que a cafeína é muito mais eficaz do que o comum café servido em chávena;


3) A cafeína pode aumentar a concentração durante turnos de longo e intenso exercício. Por outro lado, um dos efeitos secundários pode ser a privação de sono. Esta condição pode ser vantajosa para militares destacados para missões especiais e para pessoas que trabalhem à noite;

4) A cafeína aumenta consideravelmente a resistência física de um atleta, sendo bastante útil para competições cronometradas;

5) A cafeína é ideal para atletas que pratiquem desportos ou modalidades que exijam grande resistência física, como o futebol, o râguebi ou o remo.

6) Quando avaliados os efeitos da cafeína no aumento da força física, a investigação científica é inconclusiva.

7) O consumo de cafeína não provoca aumento da produção de urina durante o exercício físico nem outra alteração no equilíbrio dos líquidos do corpo, situação que poderia afectar a performance.

Nas conclusões do comunicado, os investigadores voltaram a lembrar estes pontos e chamaram à atenção para outros factos:

» Na maioria dos estudos, os indivíduos tomaram cafeína 60 minutos antes do treino, de maneira a garantir uma absorção eficaz. No entanto, outros estudos também mostraram o consumo de cafeína 15 a 30 minutos antes do treino também promove o aumento do desempenho.


» Foi demonstrado recentemente que, ao contrário do que se afirmava, a cafeína promove a ressíntese do glicogénio muscular durante a fase de recuperação;

» A maioria dos estudos com cafeína é realizada com homens. No entanto, estudos realizados com mulheres mostraram que a cafeína aumenta a força em atletas com limitações físicas e traz benefícios a nível do desempenho em mulheres activas.

Fonte: SAUDEESPORTIVA.BLOGSPOT.com.br

About Equipe Treinos Academia

3 comments

  1. Olá!

    Gostei muito do artigo! Estou começando a malhar agora, e estou com muitas dúvidas. Estou querendo ganhar massa, pois ainda sou magro. Estive olhando alguns suplementos aqui: Suplementos Alimentares , mas não faço ideia de qual comprar.

    O que me indicam?

    Até mais!

  2. Olá Pablo!

    Meu caro, se começou a malhar há pouco tempo, não é tão importante suplementar de imediato.
    Treine por alguns meses, até que seu corpo acostume-se com os treinos, e aí então, busque orientação médica de um nutricionista para que lhe indique o melhor suplemento para o seu caso.

    Como experiência de usuário, acredito que para ganho de massa muscular, WHEY PROTEIN sempre é o mais indicado.

    Abraços e bom treino!

    Equipe TREINOS ACADEMIA

  3. Boa dia ! a cafeina e um suplemento muito bom para pessoas que querer perder peso porque ela aumenta o metabolismo ! estou na faculdade de nutrição estou aprendendo muito sobre isto ! no site tem um produtos bom http://www.shopnutrition.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top