Home / Saúde / 10 dicas para prevenir lesões – Por Fernanda Colella

10 dicas para prevenir lesões – Por Fernanda Colella

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Em uma sociedade que cultua tanto o corpo, não há quem não se incomode com alguns quilinhos extras. Como resultado disso, chovem matrículas em academias. Segundo dados da Associação Brasileira de Academias (Acad) cerca de 1,7% da população frequentam academia e esse número tem potencial para dobrar, elevando o número de adeptos de três para seis milhões. Mas, especialistas alertam que a empolgação pela conquista de um corpo perfeito, em um curto espaço de tempo, pode levar o aluno a exagerar nos exercícios, causando lesões nos músculos e articulações.




Gerar uma lesão no treino é mais fácil do que muitas pessoas imaginam, pois não existe “corpo fechado” dentro da academia, uma hora ou outra uma lesão pode “pegar” você.

Então a seguir, dicas para prevenir lesões, contusões, desgastes, e assim fazer da sua atividade física uma via de treinamento e malhação cada dia mais saudável.

1: Faça um check up médico: Hoje em dia ninguém faz isso, mas caso você tenha dúvidas em relação a própria saúde ou esteja levando uma vida sedentária, seria bom fazer um check up antes de começar a treinar pesado ou alguns problemas podem aparecer e gerar um atraso nos seus ganhos.

 

2: Aquecimento: Você precisa preparar o seu corpo para poder malhar pesado. O seu aquecimento deve consistir de 5 a 10 minutos de exercícios cardiovasculares moderados na esteira ou na bicicleta.

 

3: Alongamento: O alongamento nos intervalos das séries é muito bom. Alongar-se entre as séries libera ácido lático e permite a entrada de bons nutrientes, aumentando sua força para a série seguinte. E para finalizar, o alongamento após os exercícios ajuda na recuperação entre os seus treinos.

4: Use presilhas: Use presilhas nas barras para que o peso não caia durante o exercício. Parece bobo, mas muitas pessoas se distraem e acabam derrubando os pesos de um dos lados da barra e gerando lesões.

 

5: Controle: Mas a palavre chave é o controle. A técnica de “roubar” nos exercícios só deve ser realizada no final da série para garantir umas repetições a mais. Se a partir da segunda repetição você tiver que “roubar” para conseguir concluir o exercício é porque você está colocando peso demais.


6: Peça ajuda quando necessário: Evite tentar aumentar a carga de exercícios compostos como agachamento, supino e outros, sem a ajuda de alguém. Você pode não aguentar e acabar lesionando algum ligamento tentando voltar o peso ao suporte, lembre-se da dica 5.

 

7: Abdome fortalecido: Dê preferência ao abdominal reto, mas faça também outros tipos de exercícios abdominais como o oblíquo por exemplo. Um abdômen fraco pode forçar muito a coluna durante exercícios que você nem imagina estar forçando.

 

8: Equilíbrio: Quando deitar no banco para fazer determinado exercício (como o supino por exemplo), ponha os pés no banco também. Isso fará com que você mantenha o equilíbrio e toda a sua coluna estará apoiada no banco. E quando você for fazer exercícios de agachamento, mantenha os ombros relaxados, deixe as costas bem retinhas e procure não forçar muito o joelho descendo mais que o necessário.

 

9: Boa execução sempre: Não sacrifique a qualidade do exercício pela quantidade de carga. Execução fraca, resultados fracos.

 

10: Se tem dúvida, não faça: Caso tenha dúvidas sobre a execução de um exercício, não tente fazer sozinho, peça ajuda de alguém mais experiente antes de fazer qualquer coisa que você não tenha certeza de como se fazer.

 

Escrito por Fernanda Colella – Fisioterapeuta
Crefito – 41247-LTF

About Equipe Treinos Academia

2 comments

  1. gostei muitos da dicas d esexicico,curto muita musculação …

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top