Home / Rubens Munhoz / Na academia, treine seu corpo, não seu ego

Na academia, treine seu corpo, não seu ego

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Na academia, treine seu corpo, não seu ego

 

lesao-academia

Na academia, treine seu corpo, não seu ego

Hoje, ir para a academia tornou-se mais do que um desejo de quem busca um “corpo sarado”, tornou-se necessidade para muitas pessoas. Inúmeros médicos e profissionais da área da saúde indicam os exercícios físicos como forma de prevenção de doenças. Mas essa tendência está trazendo consigo um lado não tão bacana que vemos muito nas academias hoje: o ego exagerado de muitos praticantes.

Decidi escrever este artigo depois de ver uma imagem que dizia o seguinte: “Não se mede força no supino, muito menos na rosca direta. Treine seu corpo, não seu ego”.

 

Pois vejam só vocês, esta frase diz muito do que representa academia hoje para boa parte dos seus frequentadores: um ambiente capaz de inflar seu ego, supervalorizar sua autoestima e mais do que isso, criar arrogância e prepotência em pessoas que não estiverem “psicologicamente preparadas” para serem melhores ou diferentes dos demais.

 

Quem já não viu um pequeno gafanhoto colocando muito peso no supino, fazendo desde a primeira repetição com ajuda (onde a pessoa ajudando faz mais força que quem está executando o exercício) e sem amplitude nenhuma de movimento? É normal isso, não é?!

Mas não deveria ser!!

O que leva um adolescente ou adulto a achar que treinando desta forma ele estará alcançando algum resultado? Para quê ele faz isso?

Não contentar-se com exercícios com baixa carga é uma coisa, exagerar na carga para aparecer mais que os demais, é outra coisa completamente diferente certo?

 

O que um praticamente de musculação e frequentador de academia deve entender e buscar é:

Treine seus músculos, não seu ego.

Desenvolva sua saúde e bem estar, não sua arrogância.

Desenvolva sua capacidade respiratória, não sua capacidade de mostrar-se superior aos demais.

 

treino-academia

Na academia, treine seu corpo, não seu ego

Parem de se encher de suplementos, sem nenhuma orientação profissional, só para falar que “toma suplemento”. Suplemento, como o nome mesmo diz, são produtos sintetizados para pessoas que tenham necessidade de substâncias e não conseguem ingeri-las da maneira correta, ou seja, pela alimentação.

Quando o instrutor da academia pergunta “Qual o seu objetivo?”, você não disse “ser melhor que os outros!”, disse?

Academia não é lugar para criar monstros que ficam comparando potencial um com o outro, academia é lugar para você treinar, dedicar-se, aprender princípios e métodos que lhe ajudem a melhorar sua saúde, sua autoestima, seu bem estar e claro, melhorar sua qualidade de vida. Mas tudo isso sem esquecer-se do principal: respeito a todos.

 

E este recado é válido não apenas para adolescentes. Adultos também tem o hábito de ver um garoto com porte físico menor e já começar “ô frango, você não faz com a mesma carga que eu!” e blá blá blá.

 

Ninguém é melhor que ninguém porque pega mais peso, treinar pesado significa dedicar-se aos treinos, a alimentação, ter foco, determinação e objetivos.

 

Treine para você, para o seu corpo e para a sua vida! Não para os outros!

 

Forte abraço e bom treino a todos!!

 

Por Rubens Munhoz – Estudante de Educação Física

E-mail para contato – rubens-munhoz@hotmail.com

Facebook – Rubens Munhoz / Instagram – @rubensmunhoz

 

About Equipe Treinos Academia

One comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top