Home / Saúde / Diabetes Mellitus – Por Fernanda Colella

Diabetes Mellitus – Por Fernanda Colella

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

 

O Ministério da Saúde define Diabetes Mellitus (DM) como uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina em exercer adequadamente seus efeitos, caracterizando-se por hiperglicemia crônica com distúrbios do metabolismo dos carboidratos, proteínas e lipídios, e a Organização Mundial de Saúde classifica os indivíduos como diabéticos, quando os níveis de glicose no sangue estiverem acima dos 140mg/dl.

Os benefícios do exercício regular em diabéticos, incluem não só a redução da perda da massa óssea (osteoporose), como o aumento do fluxo sangüíneo muscular e a circulação de membros inferiores; contribuem também para a redução de peso, bem como na manutenção do peso normal e da massa muscular, se o exercício for associado a uma dieta hipocalórica. Outra melhora dos parâmetros é na saúde cardiometabólica e na sensibilidade à insulina.

Os efeitos do treinamento na musculatura esquelética, podem ser visto com aumento da força e da resistência física, representando assim uma contribuição significativa no controle do diabetes.

Após o término da atividade, a musculatura continua captando glicose mais eficientemente, com o objetivo de recompor o glicogênio muscular e hepático, bem como recuperar o organismo, podendo ocorrer hipoglicemias até 48h após o término do exercício.

O exercício do tipo aeróbico utiliza gorduras como nutriente energético, isso ajudará a diminuir a quantidade de triglicérides intramusculares, o que pode favorecer a inclusão de açúcar no músculo e desta maneira baixar os níveis de glicose no sangue.


Os tipo de exercícios mais aconselhados são: caminhar, andar de bicicleta, nadar, fazer corridas, etc; e treinos de força.

A prática regular de exercício físico, em especial os aeróbicos, trás benefícios ao diabético como:

* Estimula a produção de insulina.

* Aumenta a sensibilidade celular à insulina.

* Eleva a capacidade de captação de glicose pelos músculos.

* Diminui a gordura corporal, a qual está relacionada à diabetes tipo II.

 

Escrito por Fernanda Colella – Fisioterapeuta
Crefito – 41247-LTF

About Equipe Treinos Academia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top