Home / Esportes / Correr: Será que consigo? – Por Gabriele Siqueira

Correr: Será que consigo? – Por Gabriele Siqueira

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Correr é uma das atividades mais comuns ao ser humano. É um movimento natural e que somos capazes de realizar praticamente logo depois de aprendermos a dar os primeiros passos. O importante é você estar determinado a começar essa atividade que a cada dia conquista mais adeptos.

Quando comecei a correr, duvidei da minha capacidade. Via os alunos da academia que trabalhava sempre comentando das provas de rua que participavam e fica impressionada com a capacidade e dedicação deles. Me perguntava: Será que eu aguento? Então decidi que iria começar a treinar e estipulei uma meta: Participar de uma prova de rua. Quando comecei, fazia treinos intercalados com caminhada pra melhorar meu condicionamento e resistência. Aos poucos, fui conseguindo melhorar. A prova de rua era de 5km e precisava treinar aquela distância. Chegou o grande dia e lá vou eu. Me lembro que tinha umas subidas terríveis no percurso mais não desisti, naquele momento só pensava em terminar a prova e sem parar. No final deu tudo certo, e quando terminei ja perguntava para meus amigos quando era a próxima, eu queria sentir aquela sensação de novo, era maravilhoso. Atualmente estou treinando para minha segunda meia maratona no próximo mês no Rio de Janeiro.

Por isso amigos, não desista por mais difícil que seja, lembre-se: Você consegue!!!

Antes de começar:
– Procure um médico e obtenha a liberação para correr. Procure verificar a saúde das articulações e principalmente do seu sistema cardiovascular.

– Tenha o equipamento correto. Não precisa comprar o tênis de R$ 1000,00 que o seu amigo maratonista trouxe de NY, mas também não dá pra correr de All-Star. Procure um bom tênis em uma loja especializada.

– Use roupas leves e que te deixem trocar o calor com o ambiente. (Meninas! Top é essencial ok?).

– Escolha um lugar seguro para a sua corrida. Parques e praças são os mais indicados. Se for correr na rua (que eu não recomendo para iniciantes), procure ruas bem sinalizadas e sem movimento e não se atreva a sair correndo à noite por enquanto.


Começando a Correr:

– O ideal é buscar ajuda profissional para dar início ao seu treinamento. Isso pode ser feito através das diversas assessorias esportivas que existem.

– Comece cada sessão de treino com um aquecimento global, de aproximadamente 10 minutos. Uma caminhada em terreno plano já é suficiente.

– Se você só tem tempo para começar a correr na academia, não tem problema. Converse com o Professor e comece alternando, 2 min de corrida para 1 de caminhada. Faça isso durante um tempo e depois vá aumentando os minutos de corrida, até chegar o dia que não precisará mais parar para caminhar.

– O grande desafio de começar a correr é a imensa diferença de intensidade que a corrida representa quando comparada à caminhada. Não dá pra simplesmente sair correndo da mesma forma que fazemos andando. O segredo é usar intervalos de alta intensidade misturados com outros de menor intensidade.

– A medida que o seu organismo vai se adaptando ao estímulo de corrida, você pode aumentar a duração do intervalo de corrida (45 segundos, 1 minuto, 1 min e 30 segundos, etc) e também diminuir o tempo de descanso ativo.

– Em pouco tempo você perceberá que se torna mais e mais fácil o período de corrida, e aí é hora de pensarmos em outra estratégia, agora para aguentar períodos mais longos e aumentar a velocidade da corrida.

– Se tiver interesse em participar de uma prova de rua, comece com pouca km. Existem algumas provas de 4km e de 5km. Depois de algum tempo correndo essa distância, comece a propor um novo desafio e aumente para quem sabe uma prova de 10km.

Existem alguns programar que ensinam como começar a correr, clique nos links abaixo e confira:

Comece a correr 5K

 

 

 

Fonte: GABBYPERSONAL.BLOGSPOT.com.br

 

About Equipe Treinos Academia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top