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Uso de suplementos nutricionais na dieta vegetariana

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O vegetariano necessita de suplementação de nutrientes?

Para responder a essa pergunta devemos conhecer 2 fatores do indivíduo:
-A fase da vida em que se encontra
-O tipo de vegetarianismo adotado


O único nutriente que realmente necessita de atenção é a vitamina B12 em gestantes, mulheres amamentando e crianças.

Veganos adultos que não fazem exames laboratoriais de controle periódicos devem utilizar a vitamina como prevenção.

Vegetarianos que não fazem uso regular de ovos, leite e laticínios também devem suplementar a vitamina B12 como medida preventiva.


Os demais nutrientes podem ser supridos tranqüilamente com uma dieta bem planejada.

As demais recomendações de suplementação em gestantes, crianças e idosos são as mesmas prescritas para os que comem carne.

Se há recomendação de suplementação para algumas etapas da vida de um vegetariano, podemos considerar que a dieta vegetariana é saudável ou adequada?

Sim, podemos!

Crianças (que utilizam ou não carne) recebem suplementação de ferro e algumas vitaminas em determinados períodos da infância.

Gestantes (que utilizam ou não carne) também recebem suplementação (ferro e ácido fólico) como medida profilática.

O Instituto de Medicina dos EUA e o Food and Nutrition Board recomendam suplementação de B12 em todos os indivíduos (que comem ou não carne) acima dos 50 anos de idade, pois 10 a 30% desses indivíduos apresentam dificuldade de extrair a vitamina do alimento.

Atualmente a farinha de trigo comercializada é enriquecida com ferro e ácido fólico como medida preventiva de saúde coletiva.

Se considerarmos que o uso de suplementação torna inadequada uma dieta, devemos considerar que não deveríamos passar pela infância, gestação e nem ultrapassar os 50 anos de idade, pois, em cada um desses ciclos de vida, não foi encontrada uma “dieta ideal” (que não precisaria ser suplementada em momento algum).

A incidência de diversas patologias é marcadamente reduzida ao se adotar uma dieta vegetariana (leia o folheto “O vegetarianismo e a sua saúde”). Isso, por si só, sugere a adequação da dieta vegetariana ao organismo humano.

Fonte: SVB.org.br

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