Home / Esportes / 9 razões para andar de bicicleta

9 razões para andar de bicicleta

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
curta-facebook-treinos-academia

 

Artigo retirado do site http://estilo.br.msn.com/tempodemulher/beleza-e-saude/9-raz%C3%B5es-para-andar-de-bicicleta

 

Andar de bicicleta é optar por uma atividade que une o útil ao agradável: além de ter baixo custo, emagrece, traz inúmeros benefícios à saúde e melhora até mesmo o desempenho sexual! Pedalar, seja como transporte alternativo ou forma de exercício físico, aumenta a qualidade de vida e ajuda a minimizar o impacto com o meio ambiente.    Considerada uma atividade social que pode ser realizada entre amigos e parentes, a prática de andar de bike não exige esforço sobre as articulações, músculos, tendões e é ideal para pessoas com problemas articulares. “O ciclista exerce uma força sobre os pedais que auxilia no fortalecimento de grandes grupos musculares, como das pernas, coxas e abdominais. Assim, melhora a frequência cardíaca, acelera o metabolismo, auxilia na redução do colesterol e na perda de peso”, diz a fisioterapeuta do Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur, Tânia Fleig.

Antes de começar a pedalar é importante consultar um profissional de saúde para avaliar o condicionamento e a resistência física. “O ideal é também adquirir os acessórios necessários de proteção, como, por exemplo, luvas de ciclismo. Vale lembrar que jamais deve-se praticar o exercício em jejum. É importante fazer uma refeição leve antes de pegar a bicicleta, além de manter a hidratação com a ingestão de água ou isotônicos”, alerta a fisioterapeuta.

 

Veja também: Comparação de preços dos Melhores Suplementos

 

beneficios-pedalarEvita o infarto e diminui a pressão arterial

Pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias), contribui para a diminuição da pressão arterial e também para a diminuição da glicemia, controlando o diabetes, que pode levar à angina e ao infarto agudo do miocárdio.

 

Melhora a respiração e garante fôlego de atleta

A prática recorrente das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhora a oxigenação dos pulmões e dos tecidos. O esforço do ciclismo, além de emagrecer, tonifica os músculos das pernas e também aumenta o desempenho aeróbico e cardiovascular.

 

Melhora a qualidade no sono

Pedalar estimula a liberação de endorfinas e serotonina, substâncias responsáveis pela sensação de saciedade e felicidade, gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.

 

Oferece baixo impacto

Essa atividade não força as articulações dos membros inferiores, pois sentado você distribui melhor o seu esforço físico e não sobrecarrega nenhuma parte do corpo. Por isso, a bicicleta é recomendada para quem está acima do peso ou quem está começando a praticar exercícios.

 

banner whey

 

Melhora relações sexuais

Quem diria que andar de bicicleta pode apimentar até mesmo sua relação sexual? Ao pedalar, a tonificação dos vasos das coxas e das pernas, a irrigação sanguínea nos órgãos genitais e vasos pélvicos, são intensificados, o que colabora para uma melhor ereção peniana e uma lubrificação vaginal, levando a uma relação sexual mais prazerosa.

 

beneficios-bicicletaExige pouca preparação

Para pedalar, é só começar! Basta fazer alguns alongamentos dos músculos das pernas, os glúteos, a zona lombar e o pescoço durante alguns minutos, como se estivesse a espreguiçar-se.

Se preferir pedalar ao ar livre, não se esqueça que creme protetor (para proteger do sol e do vento), o capacete e o colete refletor são imprescindíveis.

Se for enfrentar o trânsito, utilize roupas chamativas para evitar o risco de colisões com automóveis. Use capacetes e óculos para se proteger.

Nunca pedale na contramão. Ande sempre a direita da pista ou quando tiver, na ciclofaixa.

 

Tem baixo custo de manutenção

Se você está em busca de um esporte barato, é possível comprar uma bicicleta de boa qualidade por cerca de mil reais. A manutenção de uma bike também é baixa. São pequenos os reparos que devem ser feitos e grande parte deles pode ser realizada pelo próprio usuário, pois, muitas vezes, esses reparos não exigem grande conhecimento sobre o assunto.

 

Economia e meio de transporte

Que tal largar o carro em casa ou deixar de usar ônibus e metrô e ir trabalhar de bicicleta? Além de perder alguns quilinhos, a bike é ideal para trajetos longos, e também para os curtos e de pouco movimento, como uma ida à padaria, por exemplo.

 

Refresco para os joelhos e estética para as costas

O ciclismo estimula os pequenos músculos das vértebras dorsais, fazendo com que se estendam e comprimam constantemente, deixando as costas mais torneadas. Além disso, com a bicicleta seus joelhos ficam protegidos e as coxas e os glúteos endurecem.

 

Artigo escrito por PAULA FACIROLI

 

Fonte: ESTILO.BR.MSN.com

 

About Equipe Treinos Academia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top