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Tudo sobre creatina

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A creatina é um dos suplementos mais utilizados do mundo. Apesar disso (ou por isso), a suplementação com creatina é um dos assuntos que causa mais dúvidas entre os atletas. O texto abaixo foi publicado com a contribuição da nutricionista Michele Fontão. Conheça um pouco mais sobre esta substância e a Creatine Powder da Universal: a creatina mais consumida do mundo!

 

O que é Creatina? Quais são seus benefícios?

 

A creatina é uma substância produzida pelo corpo, fabricada a partir de três Aminoácidos: Glicina, Arginina e Metionina. A creatina é sintetizada pelo fígado, sendo seguido por rins e pâncreas. É obtida através de nossa alimentação primariamente pela ingestão de carne vermelha e peixes, podendo ser encontrada também e outros alimentos em menor quantidade. Ela também pode ser obtida através da suplementação, principalmente para atletas focados na melhora do desempenho físico. Cerca de 95% da creatina do corpo é armazenada no músculo esquelético, enquanto o restante fica no coração, no músculo liso, no cérebro e nos testículos. A creatina é um importante fator no processo de contração muscular, servindo como uma reserva de energia que será utilizada em atividades físicas de curta duração, alta intensidade e com curtos períodos de recuperação. Dentre os efeitos da suplementação, está o aumento de reservas musculares de creatina, aumento do volume muscular e aumento da resistência à fadiga muscular.

 

Benefícios

 

Síntese protéica: A creatina auxilia no aumento da síntese de proteínas. Quanto maior a síntese, maior será o desenvolvimento de fibras musculares.
Volume muscular: A suplementação com creatina possibilita as células musculares serem melhor hidratadas e, automaticamente, aumentarem de tamanho. Quando a água entrar no músculo, ela criará um ambiente propício para o crescimento de novos músculos, pois ela levará também nutrientes importantes para o músculo, como as proteínas, vitaminas e minerais.
Performance física: A creatina tem apresentado efeitos significativos na melhoria do desempenho esportivo, principalmente em modalidades de curta duração, alta intensidade e períodos curtos de recuperação. Estes efeitos estariam relacionados com o aumento dos níveis intramusculares de creatina, que poderiam potencializar a rápida regeneração do ATP (Tri-Fosfato de Adenosina) que é a principal fonte de energia do nosso organismo.

 

Lembre-se de sempre procurar um nutricionista para auxiliá-lo em sua dieta e suplementação!

 

Referências:
Tirapegui, Julio. Nutrição, Metabolismo e Suplementação na Atividade Física. Ed.Atheneu. 2005.
Kamel, Dilson; Kamel, José Guilherme N. Nutrição e Atividade Física. Ed.Sprint. 2001.
Bacurau, Reury Frank. Nutrição e Suplementação. Ed.Phorte. 2006.

 

Texto criado pela nutricionista Michele do Carmo Fontão, CRN4: 09100968.

 

Fonte: UNIVERSALNUTRITION.com.br

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One comment

  1. Fala, Rubão! Eu não sei se a Michelle Fontão é sua amiga (rs), mas eu tenho dúvidas quanto aos ‘malefícios’ que a Creatina pode causar (pedra nos rins, etc.). Gostaria de saber os mitos e verdades sobre a própria. Ajuda ‘nóis’, mano! hahahaha!

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