Home / Saúde / Tipos de contração muscular – por Fernanda Colella

Tipos de contração muscular – por Fernanda Colella

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...
curta-facebook-treinos-academia
Você sabe o conceito e os tipos de músculo? Sabe quantos músculos temos no corpo? Sabe como funciona uma contração muscular e quais tipos existem? E por fim, sabe as funções de um músculo? Pois bem, estas perguntas terão respostas no artigo de hoje!

 


 

Os músculos são estruturas anatômicas caracterizadas pela contração (são capazes de diminuir seu comprimento) como resposta a diversos tipos de estímulos. As contrações movimentam partes do corpo, inclusive órgãos internos; os músculos dão forma ao corpo e produzem calor, sendo capazes de transformar energia química em energia mecânica.

contracao muscular treinos academiaO músculo vivo tem a cor avermelhada, coloração esta que denota a existência de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares, que representam cerca de 40-50% do peso corporal total.

Existem 3 tipos de músculos:

  • Músculo liso: suas células são fusiformes, pequenas; sem estrias e com núcleo único e central. Encontrados nas paredes das vísceras ocas e dos vasos sanguíneos; na íris e no corpo ciliar do bulbo do olho e nos folículos pilosos. Sua contração é fraca, lenta e involuntária;
  • Músculo cardíaco: células com ramificações, confluências e estrias transversais, unidas nos extremos por junções complexas (discos intercalares) e com núcleo único e central. Constitui o miocárdio. Sua contração é rítmica, forte, contínua e rápida; atua bombeando o sangue do coração; também é involuntária;
  • Músculo esquelético: suas células são cilíndricas, grandes, longas, sem ramificações e com estrias transversais e núcleos múltiplos. Formam os músculos fixados ao esqueleto, às fáscias dos membros, da parede do tronco, da cabeça e do pescoço. Sua contração é forte, rápida, intermitente; atua primariamente para produzir movimentos ou para resistir à gravidade.


 

O ser humano possui aproximadamente 639 músculos.

A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma.

muscle man w/ clipping maskExistem 3 tipos de contrações musculares:

  • Contração isométrica: ocorrem quando a tensão desenvolvida é dentro do músculo, mas os ângulos articulares permanecem constantes. Elas podem ser imaginadas como “estáticas”, já que pode ser desenvolvida uma quantidade significativa de tensão no músculo para manter o ângulo articular numa posição relativamente estática ou estável. Servem para estabilizar as articulações enquanto outras são movidas. Gera tensão muscular sem realizar movimentos. É responsável pela postura e sustentação de objetos em posição fixa. A força é sempre igual à resistência imposta.
  • Contração isotônica: envolvem desenvolvimento de tensão por parte do músculo para originar ou controlar o movimento articular e podem ser imaginadas como contrações dinâmicas, já que a variação no grau de tensão dos músculos faz com que os ângulos articulares mudem. O tipo isotônico de contração muscular é ainda subdividido em concêntrico e excêntrico, dependendo se ocorrerá encurtamento ou alongamento.
  • Concêntrica: o músculo se encurta e traciona outra estrutura, como um tendão, reduzindo o ângulo de uma articulação. A força sempre superará a resistência imposta, fazendo com que o movimento desejado seja concretizado.
  • Excêntrica: quando aumenta o comprimento total do músculo durante a contração. A força sempre será superada pela resistência imposta, fazendo com que o movimento desejado não seja concretizado.
  • Contração isocinética: é a ação muscular onde a velocidade angular é constante durante toda a amplitude de movimento, sendo possível apenas em aparelhos especiais como o dinamômetro isocinético.

tipos contracao musculo treinos academia

 

As funções principais de um músculo são:

  • Produção dos movimentos corporais;
  • Estabilização das posições corporais;
  • Regulação do volume dos órgãos;
  • Movimento de substâncias dentro do corpo;
  • Produção de calor.

Agora que você já aprendeu um pouco sobre músculos, que tal ir malhar um pouco para ver na prática as contrações isométricas e isotônicas concêntricas e excêntricas?

 

Escrito por Fernanda Colella – Fisioterapeuta
Crefito –  159231-F

 

 

About Equipe Treinos Academia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top
FICAR EM FORMA
QUER SABER COMO? (Comprovado)
Parabéns
Confira o Material no Seu e-mail - Aproveite!
Fechar
FICAR EM FORMA
QUER SABER COMO? (Comprovado)
Parabéns
Confira o Material no Seu e-mail - Aproveite!
Fechar