Tendinopatia x Tenossinovite x Tendinite: Causa, sintomas, tratamento e como evitar – Por Fernanda Colella

A tendinopatia significa a doença do tendão, enquanto a tenossinovite é um processo inflamatório da membrana que recobre o tendão e a tendinite vem a ser definida como um processo inflamatório que acomete o tendão. No quadro inicial de dor no tendão dizemos que o paciente está com tendinite, porém, com o passar do tempo surge a tendinopatia.

Causas

A inflamação de um tendão muitas vezes associado à inflamação da sua bainha, que pode ser provocado por várias circunstâncias. Na maioria dos casos, é provocada por pequenos traumatismos repetidos ou por movimentos bruscos e um pouco forçados de uma determinada parte do corpo. Outra causa muito comum do processo são os traumatismos mais ou menos violentos, sendo por isso que a tendinite e a tenossinovite afetam com maior frequência os desportistas e as pessoas que, pela sua atividade profissional, têm que efetuar um determinado tipo de tarefas, como carregar pesos ou utilizar regularmente um teclado.


Na verdade o que nos prejudica realmente não é a inflamação em si, e sim as consequências como a pressão causada por ela quando em excesso. Isso estressa o tendão, promovendo as lesões no tecido. Essas lesões são como feridas, deixando o tecido com fendas, e acumulando mais inflamação nos buracos novos. Se não bastasse, a circulação é afetada também, o inchaço impede o fluxo normal de sangue, e com ele nutrientes, sais minerais e trocas gasosas.

 

Sintomas

  • Dor latente ao movimento e calor local com queimação e vermelhidão;
  • Fadiga muscular e falta de força para atividades cotidianas;
  • Câimbras (decorrente da fadiga);
  • Em casos mais graves: Imobilidade e Inflexibilidade consideráveis, seguidos de ainda mais dor;
  • E nos casos gravíssimos: perda total da sensibilidade e mobilidade, e deformação.

 

Tratamento

O tratamento tem como objetivo aliviar os sintomas, eliminar a inflamação e permitir que o tendão afetado recupere o seu normal funcionamento. A principal medida terapêutica é o repouso do tendão afetado, normalmente durante algumas semanas. Embora possa ser um repouso relativo, por vezes, recomenda-se o repouso absoluto, que pode ser acompanhado pela aplicação de uma ligadura e utilização de talas ou gesso, de modo a imobilizar o segmento corporal afetado. Caso a dor e a inflamação sejam muito intensas, deve-se proceder à administração de analgésicos e anti-inflamatórios, por vezes aplicados através de injeções nas zonas próximas do tecido afetado. A realização de fisioterapia é igualmente importante, de modo a garantir uma pronta e completa recuperação. Esta fisioterapia consiste na execução de uma série de exercícios diários ao longo de várias semanas. Para que a fisioterapia seja eficaz, esta deve ser iniciada o mais rápido possível, de preferência acompanhada por um especialista, o que por vezes implica que, embora pareça um paradoxo, comece a ser efetuada durante o período de repouso.


Nos casos mais graves, pode ser indicada uma intervenção cirúrgica, com o objetivo de devolver ao tendão afetado a sua funcionalidade.

Como evitar?

A preparação física é muito importante. O tecido muscular durante o condicionamento se hipertrofia e tensiona os tendões de suas extremidades, aderidos ao tecido ósseo. Portanto siga uma rotina de alongamentos antes das atividades.

  • Evite movimentos repetitivos e excesso de uso de braços e pernas;
  •  Caso não seja possível evitar movimentos repetitivos, realizar pequenas pausas de uma em uma hora na atividade e alongar;
  • Mantenha todos os músculos fortes e flexíveis;
  • Aqueça-se fazendo movimentos em um ritmo lento antes de iniciar uma atividade vigorosa;
  •  Beber bastante líquido;
  • Caso você passe muito tempo no computador, procure utilizar teclados e mouse ergonômicos, eles diminuem muito os casos de tendinite;
  • Manter uma alimentação balanceada, principalmente antes de exercícios.

 

Escrito por Fernanda Colella – Fisioterapeuta
Crefito – 41247-LTF

    5 comments

    1. se tendinopatia e tenossinovite surgem apartir de tendao, que seria entao tendao?

    2. Xavier, boa tarde!
      O tendão é uma fita ou cordão fibroso, formado por tecido conjuntivo que permite a inserção dos músculos aos ossos ou a outros órgãos por meio de ligamentos anulares ou retináculos, com a função de manter o equilíbrio estático e dinâmico do corpo, através da transmissão do exercício muscular aos ossos e articulações. Os tendões são a parte esbranquiçada, rija e não-contrátil dos músculos estriados.

      Espero ter respondido sua pergunta!
      Obrigada e fique a vontade para próximas dúvidas ;)

    3. GOSTARIA DE SABER, ESTOU COM TENOSSINOVITE NOS DOIS BRASOS, ESTOU TOMANDO ANTI-INFLAMATORIO, E COMECEI A FAZER ACADEMIA, MAI EM ALGUNS EXERCICIOS OS MEUS BRAÇOS DOEM MAIS E FICAM QUASE QUE SEM FORÇA, FAÇO EXERCICIOS NO BRAÇO JUSTAMENTE PARA O FORTALECIMENTO DA MUSCULATURA, ENTAO QUERO SABER SE REALMENTE E COVENIENTE ACADEMIA JA QUE E NESSESARIO PUXAR PESSO DURANTE AS CESSOES DOS BRAÇOS?

    4. NO CASO EU POSSO REALMENTE FAZER ACADEMIS?
      DESDE JA GRATA PELA RESPOSTA…

    5. Eliane, boa tarde!
      Em primeiro lugar, seu professor da academia deve ser informado que você está com tenossinovite e então diminuir a carga e a intensidade dos seus exercicios.
      Em segundo lugar, uma vez que você toma anti-inflamatorio porém continua com dor durante os exercício, seria bom que você procurasse uma fisioterapia pra poder tratar dessa tenossinovite antes que piore. Fique tranquila que a fisioterapia assim que passar a dor vai te liberar pra academia e dai você continua seu fortalecimento.
      Te aconselho a nao fazer exercicios no membro afetado sem um tratamento adequado, ok?!?
      Boa sorte, espero ter te ajudado e qualquer duvida pode escrever!

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *

    *

    Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

    Scroll To Top