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Suplemento BCAA

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Tudo sobre o Suplemento BCAA

 

Em inglês Branched – chain amino acids (BCAA), também conhecidos como aminoácidos de cadeia ramificada. O suplemento BCAA é composto por três aminoácidos essencias: leucina, valina e isoleucina. Os aminoácidos essencias são aqueles que nosso corpo não é capaz de produzir, ou seja, deve ser ingerido através da dieta.

 

Suplemento BCAA

Suplemento BCAA

Geralmente o suplemento BCAA é indicado para melhorar o desempenho, porém alguns estudos não mostram essa relação, outros estudos sugerem que a ingestão do suplemento BCAA tem maior ligação para evitar a fadiga central, pois a baixa concentração desses aminoácidos no nosso organismo pode provocar cansaço, letargia e sono. Durante o exercício prolongado ou de alta intensidade os níveis de glicogênio muscular diminuem e os suplementos BCAA forneceriam substratos que diminuem a necessidade de quebra de glicogênio, ajudando na recuperação muscular, porém essas informações ainda estão sendo estudadas.

 

Não há evidencias de que a suplementação com BCAA exerça efeito significativo sobre o rendimento físico e metabolismo de carboidratos. Entretanto, verificou-se que a suplementação com BCAA promove aumento significativo nos níveis plasmáticos de glutamina no período de recuperação (pós-exercício), uma vez que servem de substrato para a síntese deste aminoácido.

 

Muitos estudos ainda são realizados para evidenciar o maior benefício que os suplementos BCAA trazem para o exercício. O importante é ressaltar que são aminoácidos essenciais que o nosso corpo necessita para manutenção e construção dos músculos.

 

Indicação de suplementação com BCAA

Para praticantes de exercício físico ou atletas de alta intensidade, com ou sem carga, e longa duração (endurance), que apresentem um consumo dietético inferior às necessidades fisiológicas.

 

Contra-indicações de suplementação com BCAA

Pessoas intolerantes a um dos aminoácidos componentes das fórmulas e/ou pessoas com patologias que necessitam restrição, médica ou nutricional, do consumo excessivo de proteínas.

 

Efeitos Colaterais de suplementação com BCAA

Altas doses de suplementos BCAA podem causar desconforto abdominal como diarreias, formação de gases e o podem comprometer a absorção de outros aminoácidos. O excesso desses aminoácidos ainda pode causar efeito tóxico no cérebro devido a liberação de amonia plasmática o que pode acarretar em eefito negativo no metabolsimo muscular.

 

Indicação de uso de suplementação com BCAA

Parece não haver necessidade para a ingestão de suplementos BCAA, antes e durante o exercício, como estratégia para melhorar o desempenho esportivo. Contudo, a ingestão de aminoácidos, em particular de suplementos BCAA, pode trazer benefícios de outra natureza, tais como a redução do catabolismo proteico durante o esforço e/ou durante a recuperação.

 

Alguns suplementos de BCAA possuem em sua composição vitamina B6, é uma associação muito interessante, pois essa vitamina tem função de auxiliar o metabolismo de aminoácidos, e diferente das outras vitaminas do complexo B, ela não é excretada pelos rins, permanecendo principalmente nos músculos.

 

Lembre-se suplemento não pode ser considerado alimento, não substitua alimentação adequada por suplementos. Consulte um nutricionista ou médico para inserir o suplemento adequado para você na sua dieta.

 

Texto escrito por Bianca Vieira de Souza
Nutricionista, CRN3 – 34996P

 

Fontes de referência:

http://www.marianaferridavila.com.br/dicas_pdf/bcaa.pdf

http://www.rgnutri.com.br/sp/suplementos/bcaa.php

 

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One comment

  1. BCAA

    Queria saber quantas gramas de Bcaa devo tomar para ter uma hipertrofia e quanto devo tomar quando tiver em dieta ?

    BCAA

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