Home / Rubens Munhoz / Séries de quantas repetições devo fazer? 6, 8, 10 ou 12?

Séries de quantas repetições devo fazer? 6, 8, 10 ou 12?

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

No artigo de hoje abordaremos de maneira simples quantas séries e repetições devem ser feitas e em quanto tempo devemos mudar nossos treinos

 

Fala pessoal, tudo bem?

Vou abordar hoje um tema que gera muita dúvida e que pode definitivamente estragar o treino de qualquer pessoa: número de séries e repetições nos treinamentos.

Acredito que muita gente pergunta-se por quo tem pessoas na academia que fazem séries de 15 repetições, algumas de 20, algumas de 8 e por aí vai.

Pois é, não existe um padrão ou uma receita de bolo para  montar treinos, porém alguns fatores biomecânicos e inúmeros estudos nos levam para alguns números na hora de montar um treino de hipertrofia, um treino para emagrecer ou um treino para resistência física.

 

Periodização dos treinos de musculação

Periodização dos treinos de musculação

Quantas séries devo fazer no meu treino?

 

Inicialmente devemos entender que, para treinos de hipertrofia, costumeiramente usamos menos repetições e mais carga e para treinos de resistência e emagrecimento, utilizamos mais repetições e menos carga e isso nos leva ao número de séries: quanto maior o número de séries de determinado exercício, melhor será seu condicionamento e resultado para aquele grupo muscular treinado.

 

Periodização dos treinos de musculação

Periodização dos treinos de musculação

Qual o número correto de repetições por série de treino?

 

Depende! Sim, depende.

Para pessoas que o corpo já está habituado, treinar 4 séries de 10 repetições não é dificuldade alguma, mas para pessoas que estão em fase de adaptação, não é recomendado que seja feito mais do que 3 séries, e visto isso, temos um número maior de repetições para pessoas que estão em fase de adaptação, exatamente para que o corpo acostume-se com os estímulos dos exercícios.

Mas isto não acontece sempre. Para montar um treino, o profissional de educação física deverá levar em conta o biotipo da pessoa, sua condição física, seu desenvolvimento articular e muscular, então não serão todos os treinos iguais, mas provavelmente parecidos.

 

E quanto tempo devemos descansar entre as séries de treino?

 

Isto é um pouco mais fácil. Se a série é mais desgastante e visa hipertrofia, por exemplo, o descanso será maior, mas se a série visa uma resistência muscular, onde o músculo deverá ser levado ao máximo esforço localizado, o tempo de descanso entre as repetições e séries serão menores.

 

Periodização dos treinos de musculação

Periodização dos treinos de musculação

E qual o problema de fazer sempre a mesma quantidade de séries e repetições nos treinos de musculação?

 

Existe um conceito chamado “adaptação muscular”.

O que isto significa? Que depois de determinado tempo fazendo o mesmo número de exercícios, séries e repetições o corpo entrará em adaptação, ou seja, estará acostumado com os treinos e não terá tantos resultados como esperado.

Existe dentro da musculação um conceito chamado de periodização de treinos, que consiste na mudança completa de treinamento, não apenas de exercícios, mas de número de séries e repetições em determinado período.

Esta periodização na musculação faz com que o corpo não entre em adaptação completa e continue assim progredindo e adquirindo melhor rendimento dos treinos.

 

Ficaram dúvidas ainda? Entre em contato comigo direto por e-mail ou Facebook que terei o maior prazer em ajuda-los no que eu puder.

 

No mais pessoal, nunca esqueçam-se de sempre treinar sob orientação de um profissional qualificado.

 

E excelentes treinos a todos!

 

Rubens Munhoz Personal Trainer

Autor do texto

Rubens Munhoz é Consultor de treinos Online e Personal Trainer especializado em emagrecimento, condicionamento físico e ganho de massa muscular.

E-mail para contato – rubens-munhoz@hotmail.com

 

About Equipe Treinos Academia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top
FICAR EM FORMA
QUER SABER COMO? (Comprovado)
Parabéns
Confira o Material no Seu e-mail - Aproveite!
Fechar
FICAR EM FORMA
QUER SABER COMO? (Comprovado)
Parabéns
Confira o Material no Seu e-mail - Aproveite!
Fechar