Home / Rubens Munhoz / Quem precisa tomar suplemento? Entenda

Quem precisa tomar suplemento? Entenda

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Suplemento alimentar faz mal? Entenda

 

Fala queridos leitores deste excelente site. Este artigo de hoje foi pensado depois de ver inúmeros artigos na internet falando de suplementos. Existem inúmeros “especialistas de academia” escrevendo artigos, postagens de mídias sociais e tantos outros textos que estão sendo divulgados na internet de forma errada.

Muitos destes artigos falando sobre suplementos, ligando seu desempenho na academia ao uso de suplementos, informações erradas sobre suplementos e tantos outros absurdos.

 

Suplemento alimentar faz mal à saúde?

Suplemento alimentar faz mal à saúde?

Afinal, quem precisa usar suplementos?

 

Primeiro explico que APENAS aproximadamente 5% de todas as pessoas que tomam suplementos realmente necessitariam disto. De onde eu tirei esta informação? De recentes estudos sobre a Creatina e sobre o BCAA.

Pois bem, suplementos, como o nome mesmo diz, são “aditivos” alimentares necessários apenas àqueles que não alimentam-se corretamente ou que não conseguem extrair da alimentação todas as substâncias e vitaminas essenciais ao nosso organismo. E quem são estas pessoas?

Indivíduos que tenham no seu dia a dia um gasto calórico excessivamente alto como atletas que praticam esportes que demandem exercícios aeróbicos ou pessoas que tenham uma rotina de exercícios ou treinos de longa duração, como por exemplo, praticantes de “endurance” ou triatlo (Iron man).

 

Então por que tantas pessoas tomam suplementos se não há necessidade?

 

Isso é fácil de responder. Como qualquer boa indústria do comércio, a indústria de suplementos tem excelentes vendedores, garotos e garotas propagandas, excelentes “argumentos” para convencer da necessidade das pessoas praticantes de exercícios físicos de tomarem suplementos. Os rótulos são lindos. Falam em “reconstrução muscular”, “aceleração metabólica”, “repositor hormonal natural” e tantas outras coisas. Convence qualquer um que não é muito aprofundado no assunto.

E essa convicção em um determinado momento tornou-se tão grande, que ela induz até os profissionais de educação física a tomarem a ERRADA ATITUDE de indicar um suplemento para os alunos de uma academia, por exemplo.

Um aluno que chega novo na academia, quer resultados rápidos. É sempre assim. E nada melhor do que aliar suplementos à rotina de exercícios, já que o organismo não está acostumado a nenhum dos dois fatores e terá uma “super dosagem” inicial, os resultados “falsos” aparecerão e deixarão aquele aluno feliz e satisfeito. Simples assim.

 

Mas, existem SIM os riscos.

Suplemento alimentar faz mal à saúde?

Suplemento alimentar faz mal à saúde?

Quais os riscos da suplementação sem necessidade?

 

Quantos praticantes de musculação que você conhece que toma constantemente Whey protein, BCAA, creatina e tantos outros? Essas pessoas “ostentam” os suplementos como se fosse algo admirável. Afinal, os preços são altíssimos.

Mas uma coisa que poucos sabem é que, ao suplementar durante um período muito longo de determinado suplemento, e de período muito longo entendemos qualquer dosagem ou duração acima da recomendação nutricional do suplemento, um indivíduo pode fazer com que seu organismo “acostume-se” com o suplemento, com as substâncias e moléculas que este suplemento contém, e acreditem, nosso organismo deixa de produzir estas substâncias naturalmente ou diminui a quantidade da produção normal.

Ou seja, o camarada que treina todos os dias, tomando Whey Protein de pós treino há 3 anos, por exemplo, já chegou em um nível que seu organismo diminuiu drasticamente a produção de algumas proteínas.

Além desta acomodação do organismo, outro risco que corre quem ingere suplementos acima do necessário é o risco de chegar a uma falência renal.

Nossos rins possuem uma certa capacidade de filtragem de líquidos no organismo, uma vez que começamos a despejar no nosso corpo uma quantidade excessivamente alta de novas substâncias sem a devida e correta ingestão de líquidos, nossos rins podem ter um trabalho exaustivo e acima do possível, e assim chegando à falência renal total.

Grave não?

É grave sim, e ainda assim as pessoas insistem em dizer que “suplementos são mais baratos que uma alimentação balanceada e correta”.

Estes caras que afirmam isso estão completamente e redondamente enganados.

A alimentação do brasileiro é muito boa sim. Temos como cardápio costumeiro o arroz e feijão, dois alimentos ricos em muitas vitaminas que necessitamos, além das saladas, verduras, legumes e carnes que ingerimos.

Basicamente, um prato com arroz, feijão, salada, carne (vermelha, frangos ou peixes) e legumes contém tudo o que você precisa para seu organismo funcionar corretamente.

Claro que as quantidades corretas quem vai lhe informar é um nutricionista, não o professor da academia.

 

Muitas pessoas tomam suplementos sem saber para que serve o suplemento

 

Por fim, quero dizer que além de pessoas gastarem seu dinheiro com suplementos que não necessitam, elas ainda chegam ao ponto de não saberem o que estão tomando ou para que servem.

Vi outro dia uma menina na academia dizendo que estava tomando uma creatina pois ela queria emagrecer.

Pessoal, antes de mais nada, busquem informações de referências que sejam confiáveis. Não acreditem em tudo o que é dito na internet e acima de tudo, busquem profissionais especializados antes de tomar qualquer coisa.

 

Espero ajudar muitas pessoas.

 

E bom treino a todos!!

 

Por Rubens Munhoz – Estudante de Educação Física

E-mail para contato – rubens-munhoz@hotmail.com

Facebook – Rubens Munhoz / Instagram – Instagram Rubens Munhoz

 

 

About Equipe Treinos Academia

One comment

  1. Quem precisa tomar suplemento?

    Comecei academia agora, e precisava de esclarecimentos pois estava a fim de tomar suplementos, pois todos tomam …
    mais agora eu vou treinar sem suplemento, eu tenho uma alimentação saudável e não tem porque eu tomar essas coisas.
    Obrigado.

    Quem precisa tomar suplemento?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top