Home / Variados / Faixa elástica “Thera-Band”

Faixa elástica “Thera-Band”

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 3,00 out of 5)
Loading...

O que são faixas elásticas thera-band?

Para que servem as faixas elásticas thera-band?

Como utilizar as faixas elásticas thera-band?

 

No artigo de hoje, você irá ter algumas informações sobre a faixa elástica mais utilizada nas reabilitações e nas academias, o Thera-Band.

 

Veja também:

Exercícios para membros inferiores – Thera-band

Exercícios para membros supeiores – Thera-band


 

Originalmente utilizadas por fisioterapeutas para exercícios com seus pacientes, as faixas elásticas são uma opção atraente como auxílio em exercícios porque são fáceis de ser adquiridas, seu custo é acessível, podem ser levadas e utilizadas em qualquer lugar, não dependem da ação da gravidade, seu uso é simples e, com uma única faixa elástica, pode-se trabalhar todos os grandes grupos musculares do corpo humano.

 

faixa elastica thera-band

faixa elastica thera-band

 

Existem 7 cores de faixas elásticas (amarela, vermelha, verde, azul, preta, prata e ouro),  onde cada cor representa um nível diferente de resistência. É importante lembrar que a resistência do exercício não é caracterizada apenas pela força do Thera-Band, mas também pela distância do ponto de aplicação da resistência à principal articulação envolvida, bem como a direção de aplicação desta resistência. A partir da manipulação destas três variáveis (resistência, distância e direção), pode-se criar um exercício que apresente uma resistência decrescente à medida que a amplitude articular aumenta, coincidindo com a característica fisiológica da curva força x comprimento do músculo esquelético.

 

Os efeitos e benefícios da faixa elástica a quem a utiliza são: Aumento da força; redução da dor; melhora do equilíbrio; melhora da resistência; prevenção de quedas; diminuição da pressão arterial; melhora da postura corporal; redução de limitações de movimentos; melhora da funcionalidade; melhora da mobilidade e flexibilidade.

 

Além destes benefícios, as possibilidades de movimentos funcionais, envolvendo mais de uma articulação, é outro atrativo em relação aos tradicionais exercícios realizados em equipamentos de musculação, por este motivo as faixas elásticas têm sido cada vez mais utilizadas nas academias.

 

Mas se cada cor é uma resistência, como saber a cor certa pra você utilizar, sem causar dores futuras e micro-lesões?

 

A escolha da cor da faixa elástica e com isso da resistência correta depende da condição física individual. A resistência da faixa elástica depende do seu percentual de alongamento e deverá permitir uma repetição de 15 vezes o exercício. Se uma faixa elástica vermelha, por exemplo, de 50 cm for esticada para 100 cm o percentual de alongamento/aumento do comprimento corresponde a 100%.

 


 

Para ficar mais fácil de entender, a tabela a seguir mostra a força necessária para este alongamento em kg, ou seja, será necessária uma força de 1,8Kg para a faixa elástica ser esticada em 100%.

 

faixa elastica thera-band

faixa elastica thera-band

 

Na prática mostrou que as faixas elásticas bege e amarela são utilizadas principalmente na reabilitação. Em treinamentos preventivos para mulheres são adequadas as faixas elásticas vermelhas e verdes. Os homens podem usar normalmente as faixas elásticas azuis e verdes; já as faixas elásticas elásticas pretas só devem ser usadas por homens muito bem treinados. As cores prateada e dourada são utilizadas predominantemente em esportes de alto desempenho.

 

Abaixo segue algumas dicas de durabilidade das faixas elásticas e de segurança para o uso das mesmas:

 

  • Evitar efeitos mecânicos (objetos afiados como anéis, unhas compridas, solados ásperos de sapatos esportivos, etc.), pois pequenos buracos ou rasgos laterais podem rasgar a faixa elástica;
  • Guardar a fi ta elástica em uma bolsa ou caixa e protegê-la da incidência direta de luz do sol ou do calor, pois estes fatores ressecam o material;
  • A aplicação regular de talco evita que a faixa elástica “grude“ por efeito da umidade ou do suor;
  • Fitas elásticas sujas podem ser limpas com água e sabão e, após secarem e passado talco, podem ser utilizadas novamente;
  • O uso inadequado ou a falta de cuidado da faixa elástica pode causar lesões sérias. Por isso, deve-se realizar somente exercícios seguros e indolores. Evitar exercícios que possam fazer com que a fi ta rebata em direção à cabeça ou usar óculos de proteção durante estes exercícios;
  • A faixa elástica não é brinquedo para criança. Crianças só devem fazer exercícios quando acompanhadas;
  • Não utilizar faixas elásticas muito curtas. O comprimento ideal das faixas elásticas é de 2,5 a 3,0 m. Deste modo se evitam grandes oscilações de força, realização descontrolada de exercícios ou a ruptura da faixa (o que acontece quando se estira mais de 300%);
  • É possível usar a faixa elástica na piscina, mas depois de usar deve-se lavá-la com água sem cloro e secá-la sobre uma superfície plana.

 

Agora que você já sabe um pouco sobre esse acessório, no próximo artigo iremos aprender alguns exercícios de alongamento e fortalecimento com as faixas elásticas para membro superior, até lá!

 

 

Escrito por Fernanda Colella – Fisioterapeuta
Crefito –  159231-F

 

Faixa elástica

About Equipe Treinos Academia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top
FICAR EM FORMA
QUER SABER COMO? (Comprovado)
Parabéns
Confira o Material no Seu e-mail - Aproveite!
Fechar
FICAR EM FORMA
QUER SABER COMO? (Comprovado)
Parabéns
Confira o Material no Seu e-mail - Aproveite!
Fechar