Home / Eliézer Giazzi / Musculação para idosos

Musculação para idosos

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Lugar de idoso é na academia! Seu avô já treinou hoje?

Aposentados abandonam tarefas domésticas e partem para a musculação

 

Quem disse que musculação é só para jovens? Um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que a quantidade de brasileiros com 60 anos ou mais cresceu 55% entre 2001 e 2011. Seguindo este aumento, o número de pessoas na terceira idade que praticam musculação também cresceu. Segundo dados da Associação Brasileira de Academias (Acad), 30% das pessoas que frequentam academia hoje tem acima de 60 anos. Há 10 anos, os idosos representavam menos de 5% dos frequentadores.

 

Musculação para idosos

Musculação para idosos

 

Para a fisioterapeuta Fernanda Colella, a musculação na terceira idade é fundamental principalmente para o fortalecimento muscular, tão carente em pessoas com idade avançada. “Com a progressão da idade, a estatura começa a diminuir, o arco do pé fica mais plano, os desvios da coluna aumentam, a coordenação motora fica mais difícil, o equilíbrio diminui, a gordura fica mais acumulada e perde-se massa muscular. Por isso, a musculação é indicada sempre que o idoso tiver condições para tal”, informa. A fisioterapeuta também salienta a importância de alongar os músculos antes da prática esportiva. “O alongamento é essencial sempre antes e depois de praticar os exercícios, ainda mais para um idoso. Isso previne lesões, dores, além de ativar a circulação.”, completa.

 


 

 

Educadores físicos indicam que a prática da musculação deve ocorrer pelo menos 3 vezes por semana, variando de pessoa para pessoa conforme orientação médica. A professora de musculação e condicionamento físico Miriam Diamantstein diz que os exercícios mais recomendados aos idosos são os aeróbicos, pois estimulam a circulação do sangue e ajudam no tratamento de doenças. “Os exercícios aeróbicos, iguais esteiras, bikes e elipticons ajudam a trabalhar o coração, baixam o colesterol, triglicerídeos, ajudam no tratamento de osteoporose e hipertensão,” diz. Também, relata a existência de um acompanhamento especial para os maiores de 60 anos.  “Quanto maior o acompanhamento, melhor. Isso evita que eles tenham algum tipo de desconforto durante o treino”, conclui.


A aposentada Dionizia Biondi, 68, pratica musculação há aproximadamente 2 anos e já sentiu os benefícios em seu corpo. “A musculação ajudou meus músculos a ficarem mais firmes, me sento melhor no dia a dia. Também melhorei minha postura, minha disposição, além da diminuição das dores nas costas e nas pernas,” disse.

 

Os profissionais salientam a importância de contatar um médico antes de qualquer atividade física. Um check-up anterior é extremamente necessário, além de uma boa alimentação e hidratação. “Recomenda-se que o individuo faça de 5 a 6 refeições diárias, com frutas, legumes, cereais, leguminosas e proteína animal. A ingestão de água também é muito importante e deve ser de 6 a 8 copos por dia. Isso contribui para o bom funcionamento do organismo e evita a desidratação,” informa a nutricionista Bianca de Souza.

 

Eliézer Giazzi é jornalista e colaborador do site Treinos Academia

 

 

About Equipe Treinos Academia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top
FICAR EM FORMA
QUER SABER COMO? (Comprovado)
Parabéns
Confira o Material no Seu e-mail - Aproveite!
Fechar
FICAR EM FORMA
QUER SABER COMO? (Comprovado)
Parabéns
Confira o Material no Seu e-mail - Aproveite!
Fechar