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Musculação e Dança do Ventre

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Este artigo é feito especialmente para falar sobre a Dança do Ventre e seu relacionamento com os exercícios resistidos (musculação)

A dança exige um bom grau de flexibilidade. Há boatos de que a  hipertrofia muscular pode atrapalhar alguns movimentos.

Para tirar essas dúvidas e falar com propriedade sobre o assunto, convidamos uma especialista: Stéphani Shaara.

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Atuou 10 anos como bailarina profissional e professora de Dança do Ventre. No último ano resolveu se dedicar ao treinamento muscular intenso e participou do concurso Garota Fitness 2015.

Treinos Academia: Stéphani Shaara, como a musculação e o preparo para o Garota Fitness interferiu em sua dança?

Stéphani: Como danço há muito tempo a hipertrofia muscular alinhada a boa alimentação não atrapalhou minha flexibilidade, mas ajudou me proporcionando mais força, equilíbrio e disposição para minhas atividades com a dança.

Treinos Academia: nos conte um pouco sobre sua dieta:

Stéphani: Após eu decidir trilhar este caminho tive que fazer um trabalho de reeducação alimentar. Fiz consultas com profissionais e meu nutricionista esportivo me passou o cardápio que deveria ser seguido. Após alguns dias nós fizemos algumas adaptações e hoje consigo manter a dieta sem sacrificar minhas outras atividades.

Dieta Stéphani Shaara

“Desjejum: Opção 1: 2 tapiocas grandes (3 colheres de sopa) com ricota ou banana Opção 2: Panquecas com clara e whey, com canela Opção 3: 4 Fatias de pão integral com creme de ricota ou pasta de amendoim integral

Lanche da manhã: Opção 1: 1 shake de 1 scoop de “blend” de proteínas + 5 g de bcaa (obrigatório) + * 4 claras de ovos mexidos ou; * 1 Tapioca grande com ricota ou; * 1 lata de atum ou; * 100 g de batata doce.

Almoço: – 6 a 10 colheres de sopa de arroz integral ou macarrão integral ou batata doce; – 2 filés de médio a grande de peito de frango grelhado; – Legumes cozido, cru ou gratinado ( em média 1 xícara); – Salada à vontade.

Lanche da tarde 1: Opção 1 : 4 claras de ovos mexidos, pode acompanhar legumes e folhosos à vontade; Opção 2: 1 scoop de “blend” de proteínas + 1 tapioca com pasta de amendoim integral e canela em pó; Opção 3: 1 lata de atum;

Lanche da tarde 2: Eu intercalo com alguma das opções do lanche da refeição anterior.

Jantar: -5 a 7 colheres de sopa de arroz integral; – 2 filés médios de peito de frango grelhado; – Legumes ( em média 1 xícara) – Folhosos à vontade.

Ceia: – 1 scoop de “blend” de proteínas + 30 g de frutas oleaginosas ou 1 colher de sopa bem cheia de pasta de amendoim integral + 3 colheres de sopa de ricota, ou; – 1 scoop de “blend” de proteínas + 5 claras de ovox mexidos ou 1 lata de atum + 1 copode vitamina C.

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OBS: A dieta muda direto, pois tenho o metabolismo acelerado e com a dança queima muita caloria, porém perto de ensaios e principalmente de competições, o carboidrato fica bem mais restrito, para que se defina mais a musculatura. Nunca ingiro bebida nas refeições. Somente água, café e chá que estão liberados no meu cardápio. O intervalo de uma refeição para a outra é de 2:30 à 3 hs. O importante é ter uma alimentação saudável sempre, pois uma “furada” em alguma refeição, não irá destruir todo trabalho já feito. Além de tudo, independente de quem compete ou trabalha com o corpo, ter uma vida saudável é fundamental, para qualquer pessoa.”

Treinos Academia: Quando iniciou os treinos e dieta você sentiu algum efeito na dança?

Stéphani: Como danço desde a infância eu mantive uma boa flexibilidade e o ganho de massa muscular não me atrapalhou. Consigo manter os movimentos e também ter firmeza e equilíbrio

Confira uma exibição de como fazer alguns treinos para membros inferiores.

Demostração de Treino e Equipamentos:

Confira também a página de Stéphani Shaara no Facebook:  facebook.com/stephani.shaara

As 10 principais razões para praticar a Dança do Ventre:

1 – Desenvolve a auto estima;
2 – Melhora a memória, a concentração e a atenção;
3- Proporciona aumento da confiança no potencial individual;
4- Resgata a feminilidade;
5- Ativa a circulação, aumenta os reflexos, alivia tensões;
6- Aumento da flexibilidade e do alongamento;
7- Auxilia em problemas hormonais, menstruais (diminuindo cólicas), e em partos (facilita as contrações e a dilatação);
8- Equilibra as funções sexuais;
9- Trabalha músculos de todo o corpo, enrijecendo e tonificando;
10- Atua diretamente no centro de energia do corpo, que se encontra no ventre, distribuindo a mesma, de forma equilibrada, harmonizando os chakras.

Esperamos que tenham gostado da matéria, curta e deixe seu comentário pois isso nos ajuda a preparar o melhor material para você :)

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About Equipe Treinos Academia

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