Grávida, Jaque Khury faz musculação e exercícios para melhorar postura

Depois de excessos, Jaque Khury mantém a dieta que fazia antes da gravidez

 

Foi só depois de dois meses de gestação que Jaque Khury descobriu que estava grávida. “Eu me sentia estranha, com muitas dores nos seios e indisposta durante os treinos. Fiz teste de farmácia e deu negativo”, conta. No mês seguinte, ainda com os mesmos sintomas, ela resolveu fazer um exame de sangue. “Minha mãe leu errado e me disse que eu não estava grávida. Resultado: fiz tudo errado, treinei pesado, fiz agachamento, tomei vinho e até saltei de paraquedas para uma gravação, mas graças a Deus não aconteceu nada com o Gael (nome do primeiro filho)”, revela com alívio.

A notícia da gestação foi recebida com muita alegria por Jaque e o marido, Rafael Melo, que sempre quiseram uma criança. “Ai eu comecei a querer forçar desejos, sabe? Comer no Mc Donald’s, frituras, pizzas e tinha na minha cabeça que precisava comer por dois. O pior é que não era desejo, mas sim sem vergonhice”, confessa, aos risos.

banner whey

O resultado da comilança foi 10 quilos a mais na balança. “O médico recomenda que a gestante só engorde entre 10 e 12 quilos e agora estou no sétimo mês que é quando o bebê começa pegar peso, portanto voltei a controlar a alimentação”, explica. Atualmente, Jaque pesa 74 quilos e mede 1,65 m de altura.

Jaque Khury treino e dietaO cardápio é basicamente o mesmo de antes da gestação, tirando os suplementos que usava para alcançar melhores resultados nos treinos. No café da manhã, a ex-panicat come torrada integral acompanhada de peito de peru ou um omelete de clara com peito de peru. “Para beber, gosto de suco de laranja, café com leite ou um chocolate”, afirma.

O cardápio do almoço se repete na janta e apesar de gostar de variar os alimentos, o frango é a proteína preferida da ex-BBB. “Opto por um frango desfiado com batata doce e legumes variados ou um frango grelhado com salada e arroz integral”, lista.

Nos lanches intermediários, Jaque não abre mão do pão de queijo. “Mesmo quando estava com uma dieta mais rígida, nunca deixo de lado o pão de queijo. Quando tem integral, opto por esse tipo, mas quando não tem como o normal mesmo”, explica. Outras opções de lanches da ex-BBB é a salada de frutas e a gelatina.

Antes de dormir, Jaque também toma um leite de soja. Já nos finais de semana, a ex-panicat se permite comer algumas besteiras. “Nesses dias rola docinho e até churrasco. Sou fissurada em brigadeiro e doce de leite”, conta.

 

Treino na gravidez

Por recomendação médica, Jaque ficou sem treinar até o terceiro mês da gestação e depois teve dificuldade para voltar ao ritmo da academia. “Fiquei com preguiça, só ia uma vez na semana, mas agora estou mais disposta e faço três vezes na semana musculação e duas vezes aulas em grupo para gestantes com exercícios no solo e hidroginástica”, revela.

De acordo com Renato Gomes de Carvalho, personal trainer da ex-BBB, muitas gestantes têm medo de praticar musculação, mas com a orientação adequada, a atividade pode ser muito benéfica para as mães. “Na gravidez, a parte postural muda muito, pois o centro de gravidade é alterado devido à barriga e ao crescimento dos seios. A musculação ajuda a evitar a lombalgia, pois fortalece a lombar, a coluna, as pernas e os glúteos”, lista.

Veja também: Comparação de preços dos Melhores Suplementos

A carga utilizada nos aparelhos também não deve ser pesada. “As articulações estão mais frágeis durante a gravidez devido à produção de certos hormônios, portanto para evitar lesões, as cargas precisam ser reduzidas”, indica. Gomes também afirma que lugares muito quentes devem ser evitados.

Os exercícios aeróbicos também podem ser encaixados no dia a dia das gestantes, mas sem exageros. “Não pode ultrapassar uma hora de atividade. O ideal é de 30 a 40 minutos e mantendo uma frequência cardíaca de 140 batimentos por minuto”, completa Gomes. O personal trainer ainda afirma que as mães só podem fazer atividade física com o aval do médico. “Não importa se a pessoa já fazia atividade física ou não. Os profissionais avaliam se existe algum risco, alguma patologia ou cardiopatia”, ensina.

Jaque Khury treinoPara Gomes, que também ministra as aulas coletivas para gestantes no programa Mãe Ativa da academia Bodytech, esses exercícios em grupo ajudam no relaxamento, alongamento, além de contribuir com a troca de experiências. Além dos exercícios no solo (com duração de 15 minutos), as futuras mamães também fazem hidroginástica.

“Segundos os médicos, essa é a melhor atividade para as gestantes, pois não tem impacto e minimiza as dores. Além disso, evita edemas e inchaços e fortalece braços e pernas”, completa. Gomes também explica que nas duas semanas que antecedem o parto, as atividades devem ser mais moderadas. “E qualquer falta de ar ou dor, a gestante deve parar a atividade na hora”, finaliza.

Jaque pretende ter parto normal e já pensa em como vai voltar a forma depois da gravidez. “Se tudo der certo será normal, pois quero ter esse momento de maternidade, mesmo com as dores. Depois de 15 dias já posso treinar leve”, revela.  A preocupação é porque a ex-BBB já tem planos para voltar para a televisão depois de dois meses do parto. “Ainda é segredo, mas só posso adiantar que é algo na área da televisão, que é o que me interessa”, revela.

 

 

Fonte: BOAFOMA.uol.com.br

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top