Exercícios para gestantes

A prática de esportes é um hábito extremamente saudável que os médicos recomendam para todas as pessoas, independente da idade. Entretanto, algumas mulheres ainda têm dúvidas com relação à prática de exercícios durante a gravidez.

Não há contra-indicação em praticar esportes no período da gestação, segundo os médicos. A intensidade e o volume de exercícios recomendado para a grávida, depende se esta já fazia ou não atividades físicas antes da gravidez. Se a mulher já possui um bom condicionamento físico, ela pode continuar a praticar as atividades com a mesma regularidade de antes, caso contrário, ela deve começar com duas vezes por semana e ir aumentando o ritmo gradualmente.

Outro fato importante é com relação à postura que a grávida deve ter ao praticar os exercícios. É necessário respeitar a ação abdominal e o posicionamento da coluna vertebral para não prejudicar a coluna da mamãe e nem a do bebê. De acordo com o personal trainer e coordenador da 4 Fit academia, André Fazenda Freire, a gestante não deve praticar exercícios abdominais convencionais, ela deve fazer esse tipo de exercício de forma leve e moderada. “Os exercícios abdominais fortalecem toda a região da barriga e facilita a saída do feto na hora do parto, diminuindo assim as dores que o parto normal provoca.”, explica Freire.

Além de facilitar o parto, praticar exercícios melhora a oxigenação do feto e a liberação de nutrientes para ele, há melhoras também na circulação da mãe, evitando assim as varizes e os edemas comuns no período de gestação, promove o equilíbrio muscular, facilita a recuperação no pós-parto e melhora o controle respiratório. No âmbito psicológico, a prática de exercícios durante a gestação melhora a qualidade de vida e a auto-estima, provoca bem-estar e dá motivação.

Algumas atividades físicas indicadas para as gestantes são a hidroginástica, a musculação, a natação, a caminhada, o alongamento e a yoga, por exemplo. Algumas academias em São Paulo já trabalham com exercícios de hidroginástica desenvolvidos especialmente para as grávidas.

Entretanto, qualquer que seja a atividade física que a grávida queira praticar, é fundamental que haja uma orientação médica. Na academia ou em casa, a gestante deve estar atenta ao ritmo do batimento cardíaco, que não deve ultrapassar 140 por minuto.

“Seguindo a recomendação médica, a gestante não tem o que temer com relação à atividade física praticada no período de gestação. Entretanto, é bom lembrar que os 3 primeiros meses de gravidez são considerados os mais críticos, por isso todo cuidado é pouco. É bom estar sempre atenta e procurar um bom profissional que oriente bem a atividade física neste período.”, recomenda Freire.

Fonte: ALÔ BEBÊ

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top