Home / Saúde / Dor na coluna? Conheça a estabilização segmentar – Por Érika Barroso

Dor na coluna? Conheça a estabilização segmentar – Por Érika Barroso

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Segundo a Organiza­ção Mundial da Saúde, cerca de 80% dos adultos terão pelo menos uma crise de dor lombar durante a sua vida, 90% des­tes, apresentarão mais de um episódio, sendo que 5 a 10 % evolui para dor lombar crônica.

 

O quadro de desconforto e fadiga localizada na região inferior da coluna vertebral, sem causa aparente é muitas vezes associada às lesões musculoesqueléticas e aos desequilíbrios na coluna lombar com déficit de estabilização dos músculos pélvicos, que ao longo do tempo pode levar à lombalgia crônica.

 





A estabilidade ativa da coluna é proporcionada por músculos profundos – multífidos, transverso do abdome, diafragma, oblíquo interno e quadrado lombar, responsáveis por fornecer estabilidade e controlar diretamente a coluna lombar. Estudos de imagem comprovam que a atrofia dos multífidos resulta em perda da estabilidade dinâmica da coluna lombar.

Os exercícios de estabilização segmentar atuam na reeducação dos músculos profundos, promovendo a co-contração dos músculos transverso do abdômen e multífidos, sendo eficazes para reduzir a dor, a incapacidade e melhorar a estabilização da região lombo-pélvica. Estes exercícios parecem também ser mais eficazes do que os exercícios de fortalecimento tradicional.

 

Os exercícios de estabilização segmentar são orientados por fisioterapeutas, através de contrações isométricas sutis e específicas, de baixa intensidade. Mantendo-se a coluna em posição neutra, sem que se cause fadiga e dor, a contração deve ser mantida por até 10 segundos com até 10 repetições.  Em um estágio de treino mais avançado, a isometria pode ser combinada com exercícios dinâmicos para outras partes do corpo.

 





Resultados apontam que de quatro a seis semanas de exercícios de estabilização segmentar, já é possível obter melhora da dor e da capacidade funcional dos indivíduos, contribuindo para o aumento da estabilidade da coluna lombar e para a diminuição das taxas de recorrência após um episódio de dor aguda, protegendo a coluna de desgaste excessivo, e restaurando a função protetora dos músculos profundos.

 

 

Escrito por Érika Barroso – fisioterapeuta em especialização na área de traumato-ortopedia e instrutora de pilates na Academia Leven.

CREFITO 3/47213

 

 

Referências Bibliográficas

 

França et all. Estabilização segmentar lombar na lombalgia. Fisioterapia e Pesquisa. 2008;15(2)

Pereira NT, Ferreira LAB, Pereira WM. Efetividade de exercícios de estabilização segmentar sobre a dor lombar crônica mecânico-postural. Fisioter Mov. 2010 out/dez;23(4):605-14.

Santos RM, Freitas DG, Pinheiro ICO, Vantin K, Gualberto HD, Carvalho NAA. Estabilização Segmentar lombar. Med Reabil 2011; 30(1); 14-7

About Equipe Treinos Academia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top
FICAR EM FORMA
QUER SABER COMO? (Comprovado)
Parabéns
Confira o Material no Seu e-mail - Aproveite!
Fechar
FICAR EM FORMA
QUER SABER COMO? (Comprovado)
Parabéns
Confira o Material no Seu e-mail - Aproveite!
Fechar