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Caminhada na praia – Por Fernanda Colella

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As férias chegaram e uma das primeiras opções de passeio é a praia. E como nas férias os exercícios são esquecidos, que tal juntar o útil da atividade física com o agradável de estar na praia?!?

            Caminhe na areia, essa atividade gasta mais energia e também oferece mais resistência muscular. Segundo pesquisa do Journal of Experimental Biology, da Inglaterra, andar na areia exige 2,7 vezes mais esforço muscular e cardiovascular do que caminhar no asfalto.

 


            Uma dica para caminhar saudavelmente na areia é sempre manter o mesmo ritmo durante todo percurso.

Alguns cuidados devem ser tomados para a caminhada na areia, são eles: a postura que deve ser com a cabeça centrada nos ombros; o queixo, paralelo ao chão; os ombros, alinhados ao tórax e os braços para baixo e levemente dobrados. O abdome deve estar contraído para manter a coluna ereta e protegida; deve-se tomar cuidado ao caminhar na parte da areia inclinada, pois isso pode ocasionar dores nas costas, joelhos e tornozelos, então prefira caminhar sempre na parte plana.

            A parte boa de caminhar na areia é que você pode caminhar descalça, assim areia trabalha a sola do pé, massageando-a, naturalmente, e, em especial, quando há detritos naturais à beira d’água, que aumentam a pressão sobre os terminais nervosos da planta dos pés, se refletindo por todo organismo, além dos exercícios de propriocepção  provocadas pelas passadas e pisadas diferentes.

 

            E se você gosta de praticar alguma outro exercício na praia, a seguir está a relação de algumas atividades com a perda calórica das mesmas realizadas na praia por 30 minutos aproximadamente:


– Aprendendo a surfar: 200 a 250 cal
– Bicicleta no calçadão: 150 cal
– Caminhada na areia batida: 350 cal
– Caminhada na areia fofa: 450 cal
– Corrida na areia batida: 550 cal
– Corrida na areia fofa: 600 cal
– Frisbee ou frescobol: 300 cal
– Futebol: 300 cal
– Futevôlei: 200 a 400 cal
– Nadar: 300 cal
– Vôlei: 200 a 400 cal

            E por fim, não esqueça de se hidratar bem, e se proteger do sol. Boas férias 😉

 

Escrito por Fernanda Colella – Fisioterapeuta
Crefito – 41247-LTF

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