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Bicicleta x Esteira x Transport Qual escolher? – Por Fernanda Colella

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Se você já parou pra pensar qual dos três equipamentos é melhor, ou qual faz você perder mais caloria, ou se o melhor é realizá-los juntos, este é o artigo certo pra você.

Todos têm como objetivo a melhora do condicionamento cardivascular, e possuem programas específicos, podendo também ser optado por uma regulagem personalizada.

Lembrando que antes do início de qualquer atividade física é fundamental que a pessoa passe por uma avaliação médica para saber exatamente quais exercícios são adequados para cada pessoa, e que não é o aparelho que vai fazer o gasto energético maior, e sim a pessoa, pois depende de fatores como velocidade, carga, intensidade e freqüência cardíaca em que ela faz o exercício.


Confira a seguir as características de cada aparelho:

  • Bicicleta: É considerado um exercício de baixo impacto e baixo grau de dificuldade, indicado para gestantes, idosos, pessoas acima do peso e com problemas de coluna. A bicicleta, permite o aumento da carga, simulando subidas. Apresenta um controle de RPM (rotações por minuto) para facilitar o controle da velocidade. É desaconselhavel pedalar com cargas muito leves, quando a bicicleta “leva o seu pé”.O posicionamento adequado do corpo é importante. Regule a altura do selim e do guidão. Mantenha a perna semi flexionada, não curve as costas e relaxe os braços e o pescoço. Leões de joelho podem ocorrer pela má regulagem. Bancos baixos favorecem a compressão patelar, causando desgaste da articulação.

ATENÇÃO: Pessoas que apresentam problemas em articulações nos membros inferiores não podem, normalmente, fazer bicicleta pelo movimento de extensão e flexão do aparelho.

  • Esteira: É o mais funcional dos equipamentos, pois é o aparelho que permite o exercício que mais se aproxima das nossas atividades diárias – caminhar / correr. Possibilita o aumento da velocidade e da inclinação, aumentando a dificuldade de execução do exercício. Há quem contra indique para pessoas com problemas nos joelhos, mas todos precisamos caminhar!!! Com problemas nos joelhos ou sem!!! O que vale é o bom senso. Em casos graves, ou em indivíduos com sobrepeso vale a pena exercitar-se de outra forma (piscina, transport) para poupar a articulação. Nos casos mais leves o ideal é fazer fortalecimento muscular e caminhar em velocidade moderada e sem inclinação. Apresenta baixo grau de dificuldade e ausência de fadiga localizada.
  • Transport: Este é o nome mais conhecido, mas trata-se de uma marca, o nome certo desse aparelho é ELÍPTICO!!! É o menos funcional dos equipamentos, uma vez que no nosso dia a dia não realizamos esse tipo de movimento. É o equipamento com o menor risco de leões. O movimento é como se estivéssemos flutuando. Semelhante a bicicleta é possível controlar a sobrecarga e as rotações executadas. O transport é o que tem o menor impacto entre os três aparelhos, porém o que tem maior grau de dificuldade, portanto a freqüência cardíaca durante a execução do exercício tende a se elevar mais rapidamente, além de apresentar fadiga localizada nos membros inferiores, por forçar os músculos da perna todo o tempo.


 

Pronto, agora que você já sabe um pouco de cada aparelho… boa malhação! 😉

 

Escrito por Fernanda Colella – Fisioterapeuta
Crefito – 41247-LTF

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