Home / Esportes / Atividade física para adolescentes – Por Fernanda Colella

Atividade física para adolescentes – Por Fernanda Colella

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

A pedidos, o artigo de hoje será sobre a atividade física para adolescentes que não fazem exercício algum e ainda estão acima do peso.

Não é nenhuma novidade os benefícios que a atividade física trás para quem faz dela sua aliada, por isso a recomendação de atividades que visam o desenvolvimento de várias habilidades nos adolescentes como natação, capoeira, musculação, dança, etc.

É muito difícil definir as um esporte com habilidades do tipo velocidade, resistência ou força para um jovem de 11 ou 12 anos. Por isso o melhor é deixar o jovem livre para escolher as atividades que o agradam, para que ele consiga manter uma regularidade.




Fazer exercícios é sempre importante, em qualquer idade e na adolescência pode ajudar a moldar o corpo e até mesmo a personalidade do praticante, porém obrigar seu filho a praticar alguma atividade, além de causar traumas, pode fazer o jovem ao invés de se aproximar, se afastar cada vez mais dos exercícios.

Abaixo algumas sugestões de atividades físicas de acordo com a faixa etária:

1 ano em diante: natação, atividades de recreação.

5 anos em diante: ballet, atividades de recreação.

8 anos em diante: basquete, vôlei, futebol, tênis, caminhada, alongamentos, artes marciais.

10 anos em diante: todas as anteriores além de corrida leve e circuitos.

12 anos em diante: todas as anteriores e exercícios com pesos como musculação (leve).

Mas atenção! As crianças e os adolescentes também devem passar por uma avaliação física antes de iniciar a atividade física. Para isto, os pais devem consultar o pediatra e pedir uma prescrição das atividades mais indicadas a cada caso. As atividades indicadas acima são apenas sugestões.

 

Como começar a fazer exercícios físicos para emagrecer

* Pense sobre as suas barreiras para fazer exercícios físicos. Tente superar essas barreiras de forma criativa;

* Comece devagar. O corpo precisa de tempo para se acostumar à nova atividade;

* Faça aquecimento. O aquecimento prepara o corpo para os exercícios físicos. Deve-se gastar pelo menos alguns minutos no aquecimento. Um exemplo de aquecimento é caminhar;

* Faça desaquecimento. O desaquecimento é parar o exercício lentamente. Caso esteja caminhando rápido, caminhe lentamente por alguns minutos para o desaquecimento.


Como fazer para manter regularmente os exercícios físicos

* Estabeleça metas de curto e longo prazo. Uma meta de curto prazo pode ser caminhar por 10 a 15 minutos em 5 dias na semana. Pode não parecer muito, mas qualquer atividade física é melhor que nenhuma. Uma meta de longo prazo pode ser fazer pelo menos 40 minutos de atividade física de intensidade moderada na maioria dos dias da semana.

* Estabeleça recompensas. Seja sua meta fazer exercícios físicos 15 minutos por dia ou caminhar mais do que na semana passada, você merece recompensa pelos esforços. Algumas idéias são um novo CD para motivação ou novo tênis.

* Obtenha apoio. Pode-se ter um amigo para fazer exercícios físicos com você. Isso é mais divertido e um pode motivar o outro.

* Registre seu progresso. Manter registro do seu progresso em um caderno ou planilha pode lhe mostrar os avanços que teve desde que começou com os exercícios físicos para emagrecer. Desta forma, você se sentirá bem.

* Progrida com os exercícios físicos gradualmente. Qualquer exercício físico é melhor que nenhum, então comece com o que pode e gradualmente aumente a quantidade. Você não pode começar fazendo tudo de cara.

* Divirta-se! Tente exercícios físicos que você gosta de fazer.

 

Que exercícios físicos uma pessoa com sobrepeso pode fazer para emagrecer

* Exercícios físicos sem impacto incluem natação, andar de bicicleta, alongamento e hidroginástica. Caso a pessoa tenha problemas nas articulações, esses tipos de exercícios físicos podem ser os mais indicados.

* Exercícios físicos como atividades cotidianas de cortar a grama, lavar o carro e arrumar a casa, não deixam de ser atividades. Lembre-se que os exercícios físicos não precisam ser difíceis ou chatos. Qualquer coisa que o coloque em movimento já ajuda.

 

Dicas para fazer exercícios físicos para emagrecer com segurança

* Diminua sempre que sentir falta de fôlego. Deve-se fazer seu exercício físico, como corrida ou caminhada, sem ficar esbaforido.

* Beber água sempre que estiver com sede ou a cada 15-20 minutos de exercícios físicos de longa duração.

* Vestir roupas frescas.

* Usar protetor solar para fazer exercícios físicos ao ar livre.

 

 

 

Escrito por Fernanda Colella – Fisioterapeuta
Crefito – 41247-LTF

About Equipe Treinos Academia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top
FICAR EM FORMA
QUER SABER COMO? (Comprovado)
Parabéns
Confira o Material no Seu e-mail - Aproveite!
Fechar
FICAR EM FORMA
QUER SABER COMO? (Comprovado)
Parabéns
Confira o Material no Seu e-mail - Aproveite!
Fechar