Home / Alimentação / Dietas / As verdades sobre o refrigerante

As verdades sobre o refrigerante

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

O consumo de refrigerante não traz nenhum benefício para o corpo. O consumo da bebida engorda e pode até causar problemas gástricos. E ao contrário do que muitas pessoas pensam, o refrigerante não é um dos responsáveis pelo terror das mulheres: a celulite. Segundo especialistas, não há nada comprovado, cientificamente, que a bebida seja responsável pelo surgimento daqueles “furinhos” indesejáveis na pele.


Segundo o endocrinologista Walmir Coutinho e o médico ortomolecular Márcio Tannuri, ambos do Rio de Janeiro, o refrigerante não traz nenhum benefício nutricional, mas o consumo dos dietéticos é melhor, pois não contém açúcares, por isso não engordam e podem ser ingeridos por diabéticos.

“Em termos calóricos o refrigerante diet, às vezes, é melhor que o suco, mas nutricionalmente não acrescenta nada. É apenas uma opção menos calórica: enquanto um copo de suco de laranja tem 350 calorias o refrigerante diet tem zero”, explica Tannuri.

O refrigerante pode ser o responsável por problemas gástricos se for consumido exageradamente, segundo o médico Walmir Coutinho. “Como a bebida tem cafeína também pode causar insônia em algumas pessoas e os não dietéticos prejudicam os dentes com o aparecimento de cáries”, alerta.

Dicas

O consumo em excesso do refrigerante comum pode ser um dos responsáveis pela obesidade, principalmente em crianças, por isso, o endocrinologista Walmir Coutinho recomenda o consumo das bebidas dietéticas, sem restrição de idade.

Já Márcio Tannuri, que é medico da equipe de futebol do Flamengo, recomenda que atletas não bebam refrigerantes antes das atividades físicas, pois a bebida pode causar desconforto abdominal.

Fonte: TERRA SAÚDE


Verdades e mentiras sobre os refrigerantes

Será que o refrigerante causa celulite e ele pode substituir a ingestão de água? A nutricionista Milena Lima e também colunista do site Cyber Diet, explica essas e outras dúvidas quando o assunto é refrigerante. Ela respondeu as dez dúvidas mais freqüentes sobre o alimento que, segundo o IBGE, teve seu consumo acrescido em 400% entre a população brasileira.

Celulite

Segundo a nutricionista Milena Lima, não há estudos que comprovem a relação entre o aparecimento de celulites e o consumo de refrigerantes. Porém ressalta que uma dieta rica em gorduras e açúcares, ingredientes dos refrigerantes, pode estar relacionada com o aparecimento da celulite. Falando nisso, você sabe o que está ali dentro daquela latinha de refrigerante?

Os principais ingredientes são, como já dito anteriormente, açúcar (ou adoçantes nos ligts), água gaseificada, extrato de noz de cola ou vegetal de guaraná ou suco de laranja ou limão – depende da marca – cafeína, corante, conservantes entre outros. Outro questionamento é: pode-se tomar diariamente? “Não é recomendável o consumo diário de refrigerantes pois este tipo de bebida é pobre nutricionalmente sendo, então, considerado um produto com calorias vazias”, explica.

Ela alerta que nem os refrigerantes lights podem ser consumidos à vontade. “Os refrigerantes do tipo ligth possuem adoçantes no lugar do açúcar simples. O excesso do consumo desse tipo de refrigerante aumenta também a ingestão de adoçantes artificiais, o que não é indicado”, diz. Milena também falou dos prejuízos de substituir a água por refrigerante. Ela explica que como a água é um nutriente essencial para o ser humano deve ser consumida diariamente.

Aumento de peso

Outro mito sobre o refrigerante é que ele engorda. A nutricionista afirma que o que engorda é o desequilíbrio entre o consumo e o gasto de calorias. “Consumir mais calorias do que pode gastar gera ganho de peso. O excesso de refrigerantes contribui com excesso de açúcar que é rapidamente absorvido, relacionado também com risco de obesidade e diabetes tipo 2”, diz. Assim, o refrigerante pode engordar.

Em percentuais calóricos, um copo de refrigerante de 200 ml é menor que um copo de suco de laranja da mesma medida. O copo de refrigerante, em média, tem 85 kcal, já o suco de laranja natural tem 90 kcal. Porém deter-se apenas a questão de calorias é um erro, segundo a nutricionista. “É fundamental perceber que um copo de refrigerante não possui nenhum nutriente, apenas calorias e o suco de laranja possui inúmeras vitaminas e minerais”, diz .

Fraturas ósseas

Um estudo grego também elucida uma nova dúvida, que o refrigerante pode estar associado a fraturas ósseas. De acordo com a pesquisa, o aumento do consumo de refrigerantes do tipo cola foi associado positivamente ao aumento do risco de fraturas ósseas em crianças entre 7 e 14 anos. Outra pesquisa, essa sobre o consumo de refrigerantes no Brasil, mostra que o consumo aumentou 400%. Realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pesquisa diz mais: quanto maior o rendimento, maior o consumo de refrigerante. A bebida, na dieta, é cinco vezes maior entre a classe mais rica.

Fonte: www.senado.gov.br

About Equipe Treinos Academia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Scroll To Top