Antes, durante e depois da atividade física, não esqueça de TOMAR ÁGUA! – Por Fernanda Colella

 

Quando você se exercita regularmente por uma hora, o corpo perde mais água do que pode produzir, e se não for substituído, você fica desidratado e isso é ruim para sua saúde.

A desidratação resultante da falta da reposição adequada de líquidos durante o exercício, pode causar o comprometimento da dissipação do calor, podendo aumentar a temperatura corporal basal e exigir um esforço adicional do sistema cardiovascular, diminuindo o rendimento do atleta. Assim, indiretamente, pode-se afirmar que uma má hidratação concorre para um menor gasto energético durante o treino por fadiga precoce.


Mais daí vem a pergunta: beber água antes, durante ou depois do exercício? Varia de acordo com a pessoa, o importante é que ela esteja 100% hidratada. Se ela não bebeu água antes do exercício é importante que, durante o treino ou depois, ela se hidrate. O importante é repor a água que se perde. A recomendação é 200ml em intervalos de 20 minutos.

A água é a que tem mais poder de hidratação, nos esforços moderados e com menos de uma hora, quando o calor e a umidade não são excessivas.

No entanto, através da transpiração, ocorre a perda de água e eletrólitos (sódio, potássio, magnésio e cloro) causando a desidratação, que acarreta na diminuição do volume sangüíneo em cada bombeamento feito pelo coração, por isso ao fazer exercício vigoroso em condições climáticas extremas, o ideal é beber uma bebida isotônica, pois possuem concentrações de eletrólitos semelhante ao sangue humano fazendo com que ocorra uma rápida absorção de líquido, evitando assim os efeitos da desidratação, como cãibra ou fadiga.

Uma forma fácil para se verificar se apenas beber água é o suficiente é  você se pesar antes do exercício e imediatamente após, e em seguida aplicar a fórmula abaixo:


  • Resultado menor ou igual a 2: só a água será suficiente;
  • Resultado maior que 2: beba um isotônico, além da água;

Nos dois casos, o resultado dessa fórmula também indica a quantidade (em litros) que você deve ingerir de líquido.

Devemos lembrar que todo mundo deve beber muita água e não apenas quem pratica algum exercício. A recomendação é beber de 2L a 2,5L de água por dia.

Confira abaixo 7 razões para manter sua garrafinha muito bem abastecida de água:

1. controla o cansaço e permite que você treine com mais disposição;

2. age regulação da temperatura do seu corpo;

3. favorece a circulação sangüínea e, portanto, a eliminação de toxinas;

4. diminui a incidência de cãibras;

5. leva o glicogênio (fonte de energia armazenada nos músculos e solicitada durante a prática esportiva) até as células;

6. permite o aproveitamento de muitas vitaminas, hidrossolúveis

7. não tem nenhuma caloria

 

 

Escrito por Fernanda Colella – Fisioterapeuta
Crefito – 41247-LTF

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Scroll To Top