A importância de se aquecer antes do treino

Vamos tratar de um assunto aqui muito importante, o aquecimento, que é o primeiro passo para a execução dos exercícios. Se todas as pessoas soubessem a importância de aquecer e alongar os músculos antes de praticar qualquer tipo de atividade física ou execução dos aparelhos na academia fazia todos os dias logo quando entrasse na porta da academia.

O mais comum vê nas academias são as pessoas pularem essa etapa, já chegam com pressa de começar sua série. Quando você está de sangue frio, o corpo está em repouso, é necessário que o organismo entre em um estado mais elevado e que esteja preparado para aquele carga de intensidades de exercícios que estão por vim.

Existem duas formas de aquecimento, o aquecimento geral como a palavra já diz, tem como objetivo aquecer os grandes grupos musculares, um bom exemplo são as corridas, já o aquecimento especifico é um complemento do geral, ele foca em cada parte muscular com o objetivo de deixar aquela parte o mais aquecida possível para um eventual exercício sobre aquele músculo.


Podemos separar o aquecimento de varias formas como: mental, ativa, passiva e sobre forma combinada, vamos explicar cada um deles. A forma mental é muito usado após lesões pois ele representa o movimento a ser realizado com isso é fixado na mente. Já a forma ativa se dá através de corridas e exercícios de alongamento.

A forma passiva pode ser feita de varias formas como: massagens, diatermia, fricções e duchas quentes e só possui sucesso quando é feito após o ativo, a força combinada se dá pela junção de duas outras forças, a ativa e a mental.

As principais vantagens de um bom aquecimento antes dos treinos são: previne lesões, atua na mudança de estado do corpo de repouso para “quente”, diminui a viscosidade sanguínea, aumenta a freqüência cardíaca e aumenta a velocidade das reações metabólicas no organismo.


Fonte: MUSCULACAOECIA.com.br

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